segunda-feira, 18 de junho de 2012

Apartamentos aproveitam a luz solar enquanto filtram a poluição de Santiago


O arquiteto chileno Gonzalo Viviani completou recentemente os Apartamentos Ignacia, no bairro Vitacura de Santiago. Viviani construiu o conjunto de quatro apartamentos para maximizar o aproveitamento da luz natural e, ao mesmo tempo, incorporar elementos modernos para melhorar a sustentabilidade das casas,  localizadas na capital do Chile com 5 milhões de pessoas. A disposição dos apartamentos é bastante criativa, permitindo luxos como piscinas e oferecendo vista panorâmica de dois parques, além da Cordilheira dos Andes.
O projeto começou com a compra de espaços determinados em metros quadrados por parte dos  proprietários em vez de um espaço atribuído. Viviani e sua equipe então trabalharam para criar cada apartamento dentro do edifício de três andares, sua área de cobertura e um espaço para o porão. Cada apartamento tem um layout exclusivo e um mínimo de dois andares. O resultado é um jogo espacial vertical e horizontal, com varandas e janelas grandes que permitem ampla passagem da luz solar para fornecer a  iluminação natural.


O projeto dos apartamentos sustentável inclui painéis solares no topo do edifício, que reduzem o consumo da energia necessária a partir da rede pública. Os quartos estão virados para o norte para permanecerem  frescos no verão. As paredes interiores são pintadas de branco, permitindo que todos os cômodos fiquem o mais claro possível, mesmo durante os dias mais curtos do inverno. Portas, janelas e pisos são feitos de cedro local. Para minimizar os efeitos da famosa poluição de do ar de Santiago a fachada exterior possui em sua composição dióxido de titânio, que quebra as partículas poluentes em até 60 por cento. Como resultado, os proprietários podem respirar mais facilmente graças a ventilação natural. Os apartamentos oferecem também bastante privacidade, permitindo desfrutar de um espaço espaço eclético e arejado, oferecendo uma pausa na barulhenta e movimentada Santiago.