quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Usando corretamente a água


Há algumas coisas que nós erroneamente consideramos como definitivas, tais como abrir a torneira e ter água disponível como se este recurso fosse inesgotável mesmo durante as secas. Apesar de estarmos cientes da sua escassez e necessidade de presenvação, a maioria de nós considera este recurso precioso apenas como um dado estatístico.
O brasileiro médio usa mais de 200 litros de água por dia, e apenas uma pequena parte deste volume é usado para ser bebido ou para cozinhar alimentos. A maioria da água utilizada é despejada na natureza, e pouquíssimo deste volume é passado por algum tratamento.
O que muitas pessoas não percebem é que é bastante fácil de implementar sistemas simples para a reciclagem e reutilização de água em sua própria propriedade, reduzindo drasticamente as demandas de suprimentos compartilhados, e por sua vez, reduzir suas contas de água.

Leia a seguir os detalhes sobre os três critérios LEED-H para o uso eficiente da água em casa, além de algumas informações adicionais sobre as inovações no tratamento de águas residuais e sua reutilização.




Sul do País de Gales A casa de Glen Murcutt, no sul do País de Gals, coleta a água das chuvas através do sulco central do telhado.

1) Coleta e reúso de água: Se você odeia perder dinheiro, olhe pela janela na próxima vez que surgir alguma tempestade e veja o quanto está perdendo. Não há fonte de água mais rentável do que a chuva .
O primeiro passo para aumentar a eficiência de água em casa é o de reduzir a utilização de água potável para fins não-consumo. Há duas maneiras de fazer isso: coletar água da chuva e reutilizar a água de lavagem no interior. Você pode instalar cisternas acima ou abaixo do solo que irá recolher e armazenar o escoamento dos telhados e outras superfícies impermeáveis ​​, bem como de máquinas de lavar roupa , lava-louças, banheiras e pias (esta é classificada como água servida, o que significa que não incluir dejetos humano ou resíduos de esgoto).
Estes tanques de coleta podem servir como uma fonte no local para regar seu gramado e jardim. Também é possível a reutilização de água servida para lavagem, mas a legislação e as exigências são um pouco mais complexas do que para uso ao ar livre. Independentemente disso, existem vários graus de tratamento e filtração que pode ser instalado em conjunto com a sua cisterna, dependendo de como você pretende usar a água.


2) Irrigação: A irrigação de gramados e jardins pode consumir até 50% da água potável que usamos em nossa propriedade. Este é um exemplo onde a tecnologia pode ser extremamente benéfica para conservação dos recursos naturais. Você pode instalar sistemas inteligentes programáveis ​​de aspersão e sensores de umidade que permitem medir a quantidade de água necessária para o seu quintal em determinado momento, além de controle de irrigação a partir de uma válvula central de fechamento. Combine isso com o seu sistema de chuva e coleta de águas residuais e você terá um eficiente e ecológico sistema de irrigação.
Mesmo assim, é aconselhável a escolha dos elementos de paisagismo que sejam apropriados para o clima da região e que necessitem de água apenas na quantidade necessária. Quando você projetar seu jardim considere o layout do sistema de irrigação, e tente arranjar plantas de acordo com a quantidade de água de que precisam.


3) Uso da água no interior da edificação: O principal meio de redução do uso de água no interior da edificação tem a ver com os equipamentos que você escolher. Seleção de pias, torneiras e chuveiros de baixo fluxo podem reduzir o uso de água no interior em 30 a 40%. Ao longo dos últimos anos a qualidade de acessórios de baixo fluxo aumentou muito. Considerando que no início eles funcionavam de forma relativamente ineficiente gerando pressão da água insatisfatória, os novos produtos já superaram este obstáculo.


4) Tratamento de água no local
Uma vez que a água é tão vital e a necessidade limpá-la e reutilizá-la se torna cada vez mais importante, este é um setor onde temos visto uma evolução significativa em inovação ao longo dos anos.
Atualmente existem empresas que oferecem equipamentos para a reciclagem da água, onde são utilizados recursos como filtragem, ação de bactérias e utilização de raios UV.