segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O melhor de 2011: planos diretores sustentáveis para cidades do futuro



As pessoas já estão começando a se preocupar com fontes de energia renováveis ​​e estilos de vida mais verdes. Alguns arquitetos e urbanistas estão olhando também para fora, buscando transformar bairros obsoletos em zonas amigáveis, com instalações que contribuam para o estilo de vida ecológico.

Existem alguns projetos habitacionais bem interessantes que ainda estão para ser implementados. Estas propostas foram feitas para o conforto para pessoas de todos os níveis econômicos e sociais dentro da sociedade, incorporando centros comunitários, hospitais, escolas, bibliotecas, edifícios de escritórios e assim por diante.
Apresentamos abaixo uma lista de cinco projetos com características bem interessantes:



1.  Plano Diretor da cidade de Tian Yi
É muito difícil planejar uma comunidade habitacional em zonas úmidas, mas a cidade de Tian Yi faz com que viver neste ambiente pareça ser muito confortável. Este projeto foi idealizado pelo arquiteto Lassen Schmidt Hammer. O plano de habitação integra um centro auto-sustentável que inclui vegetação natural, um projeto de zonas úmidas e um sistema de canais de drenagem. O plano inclui três zonas, consistidas por um anel externo com vegetação densa, um anel intermediário que consiste nos locais para atividades sociais e serviços, e por fim a zona central com um grande jardim para as atividades de lazer. Os edifícios centrais são projetados em forma de ziguezague, a fim de fazer o melhor uso da ventilação natural. Nessas terras úmidas o projeto também inclui escolas, hospitais, bibliotecas e outras estruturas necessárias para que as pessoas vivam confortavelmente na comunidade. Devido as características da região, haverá normas para aproveitamento das águas pluviais.

2.  Plano Diretor Kubota & Bachmann

Esta é uma área estatal com vários problemas e que está prestes a sofrer um processo de desenvolvimento urbano e social. Os arquitetos Kubota Bachman projetaram um plano chamado Europan-10 que ajuda a explorar as possibilidades verdes da área e também aproveitar os recursos disponíveis. O projeto inteiro, que inclui urbanização, habitações, espaços de utilidade pública e paisagismo foi planejado tendo como meta um estilo de vida ecológico.
A ideia principal aqui é ter pessoas de todas as origens, culturas, e origens sócio-econômicas convivendo no mesmo espaço.
As áreas comuns incluem parque e um parque infantil, um gramado e fontes. A fim de tornar todas as casas originais, os edifícios vão ser projetadas por outros arquitetos, escolhidos pelos proprietários. Todos os edifícios da composição urbana seriam feitos em madeira, com telhados projetados para receberem painéis solares. O complexo terá também jardins e hortas orgânicas para um estilo de vida mais saudável.
3. Plano diretor para Nanjing, China, idealizado pela CK Designworks




Embora seja uma proposta bastante ambiciosa, a CK Designworks projetou um plano para uma cidade de 20 Km2 no distrito de Pukou, em Nanjing, que pretende abrigar uma população de dois milhões de pessoas, além de incluir áreas industriais e comerciais.
O projeto vai incluir os elementos culturais chineses, mostrando o modo de vida do povo deste país. O projeto tem dez importantes estruturas, que inclui um hotel 5 estrelas que vai atingir o mais alto grau de certificação LEED.


4. Plano diretor para Penglai


Esta é uma das regiões mais quentes da China, portanto um dos principais destinos para o turismo doméstico daquele país e alvo de investimentos em infraestrutura.
Penglai está sendo planejada para acomodar principalmente casas de veraneio conceito desenvolvido pela empresa Europa Arcas. O complexo inclui campo de golfe e quadras de ténis, tudo dentro do conceito do ecologicamente correto.. Ao projetar a cidade a empresa está fazendo uma tentativa de equilibrar a sustentabilidade económica e social de Penglai.
O projeto de arquitetura verde para a cidade é manter a área central e muitos pequenos bairros ao redor dela, com cerca de 60.000 unidades habitacionais, que inclui casas e apartamentos.


5. Plano Diretor de Kunshun






O projeto principal é para o re-desenvolvimento do Distrito Empresarial Central de Kunshun, idealizado pela Dongxin St. O local será responsável principalmente pela proteção e valorização dos sistemas de canais principais, fazendo uso também de fontes de energia renováveis​​.
O local terá ampla área dedicada a atividades relacionadas ao lazer, localizados nas margens do rio, além de escritórios e edifícios comerciais .