Missão

Arquitetura e Energia é um blog dedicado a acompanhar as inovações em tecnologia, práticas e materiais que estão empurrando arquitetura e o design rumo a um futuro mais inteligente e sustentável.

Com interesse em inovações de design que melhorem a sustentabilidade, eficiência e interatividade nos campos de arquitetura, urbanismo e decoração, o Arquitetura e Energia tem seu foco em objetos e espaços que sejam eco-amigáveis, multi-propósito, modulares ou interativos. 

Acreditamos que um bom design equilibra substância com estilo. Nosso intuito é contribuirmos para mudarmos a atual tendência, que apresenta muitos produtos e projetos com um "bom design" mas carecem de substância, de conteúdo e de valor social agregado.

Outro ponto que queremos abordar são as inovações tecnológicas "do bem" que possam alterar positivamente a maneira como vivemos nossas vidas. Acreditamos que tais evoluções devem vir acompanhadas de uma estética elegante para que possam ir além de nichos específicos e possam cair no gosto popular.

Da mesma forma, acreditamos que a categoria emergente chamada "Projeto Verde" ou "sustentabilidade" devam ser sempre acompanhadas de um bom design, ou tendem a se desvalorizar. Um bom design não é o estilo, cor ou tendências, mas algo que deve despertar emoções e estimular o pensamento e reflexão, considerando o usuário e suas experiências, bem como o contexto social e o impacto de um objeto no ambiente circundante. Nenhum projeto pode ser considerado como um bom design a menos que tente fazer face a algumas dessas preocupações. 

Acreditamos que a forma deva ir acompanhada de função, e nossa missão é mostrar que isso é possível.