terça-feira, 24 de julho de 2012

Casas populares com emissão zero na Dinamarca


O "Home for Life" não é qualquer casa de família, mas sim o primeiro protótipo de um conceito dinamarquês conhecido como "Casa Activa." Projetado com o objetivo de trazer as casas carbono-neutras para o público geral, este projeto elegante é o primeiro dos oito experimentos que VKR Holding financia em cinco países europeus. A casa auto-suficiente utiliza materiais ecológicos, um telhado com painéis solares que podem injetar na rede pública o excedente produzido.



Em julho de 2009, a família Simonsen mudou para a casa modelo para testar o quão próximo está de ser uma casa de energia zero. Localizada em uma rua residencial em Arhus, na Dinamarca, a casa possui amplas janelas e um longo telhado inclinado, típico de uma casa escandinava. A clarabóia inclinada, que ilumina o primeiro andar com a luz do sol, pode ser aberta para entrada de ar fresco.



A casa possui recursos como janelas especializadas, isolamento, sistema de controle climático e colectores solares térmicos. A casa gera 800 quilowatt-hora de eletricidade utilizando painéis fotovoltaicos, com área superficial total mantida ao mínimo para evitar perda de calor.