terça-feira, 24 de abril de 2012

Casa carbono zero em Chicago

Localizada na Windy City, edificação é a primeira a empregar um telhado borboleta e outras idéias de design inteligente para ajudá-la a se desligar da rede publica.



Nos Estados Unidos, as casas são responsáveis ​​por 23% da energia utilizada em todo o pais, e 18% das emissões de carbono. Em cidades como Chicago, onde a temperatura pode variar de -20 graus no inverno para +40 graus no verão, o aquecimento e arrefecimento são sempre um constante desafio. Mas nem sempre precisa ser desta maneira. Cinco anos atrás a Farr Associates, uma empresa local de arquitetura e urbanismo, foi convidada para resolver o problema.
A empresa construiu uma casa de 2.600 metros quadrados que agora est á "muito, muito próxima" para gerar toda a sua própria energia, diz o arquiteto Jonathan Boyer.Os proprietários e projetistas continuam a ajustar a tecnologia, objetivando o consumo de energia net-zero (independência total da rede) para o final de ano que vem.

Veja como ela funciona.



1 - Reciclagem de água: O telhado invertido não apenas esconde os extensos painéis solares, mas também  capta água da chuva para irrigar as plantas nativas do jardim. No interior, um sistema inovador trata a água servida da máquina de lavar com cloro e luz ultravioleta para utilização nos tanques e banheiros.

2 - Painéis Solares: Quarenta e oito painéis fotovoltaicos fornecem 10 quilowatts de capacidade de geração. A superfície reflexiva do telhado fornece luz adicional sobre os painéis, aumentando a produção de energia em 10 por cento. Enquanto isso, painéis solares térmicos provem às necessidades da casa de água quente e apoio ao controle climático.

3 - Poços geotérmicos: A trezentos metros sob o jardim, três poços geotérmicos armazenam água morna (aquecida em parte pelos painéis no telhado) e a distribui para a casa. No verão, as funções do sistema de ciclo fechado atuam como um sistema de troca de calor, resfriando a casa da mesma maneira que um sistema de ar condicionado.

4 - Irradiação de calor: No inverno, a água quente é bombeada dos poços geotérmicos e circula através de tubos embutidos nos pisos de concreto. Isso é suficiente para aquecer os andares para cerca de 12 a 15 graus.

5 - Paredes grossas O isolamento externo do tipo sanduíche entre as duas paredes de 8 polegadas de espessura protegem o interior das flutuações de temperatura no exterior. Em dias quentes, o concreto absorve e retém o calor, mantendo as salas frias. A noite ele libera lentamente o calor, mantendo o ambiente aquecido por todo o período.

6 - Janelas de alta eficiência: O vidro e ótimo para deixar entrar a luz solar, mas em clima frio deixa o calor sair. Três camadas de vidro dão a essas janelas mais de duas vezes a resistência térmica do painel de vidro  padrão.