domingo, 19 de agosto de 2012

Primeira escola Net-Zero dos EUA certificada com o LEED Platinum


Aonde é que você esperaria encontrar o primeiro edifício de escola zero de energia na América do Norte?
Em São Francisco, evidente. O Marin Country Day School (McDs), em Corte Madera, Califórnia, é um edifício de 10.000 m2 foi reconhecido com um Prêmio de honra ao mérito pelo AIA California Council, que é a cereja do bolo em reconhecimento. Em 2010 o projeto recebeu justamente a certificação LEED Platinum pelo USGBC.

O campus segue o tom estabelecido por seu ambiente natural, e os projetistas da conceituada empresa EHDD Architecture fizeram um bom trabalho ao trazer a paisagem para o coração do campus através de um pátio com terraço. Os espaços exteriores adjacentes das salas de aula permitem preservar a paisagem natural, além de enquadrar o sítio como uma oportunidade educacional para os alunos. Uma série de sistemas de coleta, aproveitamento, tratamento e reciclagem da água ensinam os alunos sobre o seu processo de reaproveitamento. A água entra um aqüífero, ajudando a reduzir os poluentes que jogados na baía de São Francisco.

O projeto alcançou a meta de rede de energia zero em 2010, com o edifício de dois andares incorporando fileiras de janelas operáveis ​​para melhor aproveitamento da iluminação natural, bem como uma chaminé solar para facilitar o arrefecimento. A ventilação natural propiciada pelas janelas é assistida por um sistema de arrefecimento alimentado por 15000 galões de água armazenada em uma cisterna abaixo do edifício. Esta cisterna também ajuda a alimentar os banheiros do prédio.

A EHDD trabalhou com os consultores de energia da empresa Stantec para completar a segunda fase do projeto, que instalou uma matriz fotovoltaica de 95,5 quilowatt nos telhados, ajudando a reduzir o uso de energia comprada da rede pública em até 79%, economia esta que é revertida em investimentos para a educação. O campus de 35 acres é ainda monitorado por computador em tempo real para mostrar operações ambientais do edifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.