terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Oito arranha céus sustentáveis com telhados verdes

A exigência de adotar fontes de energia verdes no dia a dia fez com que muitos arquitetos projetassem arranha-céus aptos utilizarem fontes renováveis ​​de energia. Os telhados destes edifícios usam a luz solar e eólica, além de contribuir para o arrefecimento das estruturas.

Apresentamos uma lista de oito arranha-céus sustentável projetados para terem telhados verdes:

1. Complexo Chinatrust Bank

Localizado em Taiwan, esta estrutura eco-amigável foi desenvolvida pelo escritório da NBBJ, em Los Angeles, juntamente com a empresa local Fei Cheng & Associates.
O complexo dispõe 21 andares para escritórios comerciais e 10 andares administrados por um hotel. Espera-se que até 2012 toda a estrutura cubra cerca de 2,5 milhões de metros quadrados. O edifício foi projetado para usar energia solar para gerar sua própria energia, além de contar com jardins e telhados projetados para drenagem de águas pluviais.

2. Arranha-céu com telhado e paredes verdes

Projetado pelo arquiteto brasileiro Felipe Campolina, este arranha-céu futurista com parede e teto verdes foi concebido para ter as habitações que podem se movimentar sobre armações de aço.
Cada andar possui seis unidades, todas com isolamento, projetadas de tal maneira que possam ser adicionados ou removidas sem perturbar a unidade mais próxima. O edifício possui também siustema de reciclagem de água.

3. Perkins Eastman apresenta torres verdes para Mumbai

A Empresa americana Perkins Eastman revelou recentemente dois projetos de arranha-céu feitos especialmente para a cidade indiana de Mumbai. Os desenhos desses arranha-céus verdes foram exibidos durante o Concurso Skyscraper Kohinoor.
No primeiro projeto a Perkins Eastman sugeriu construir uma estrutura de 108 mil metros quadrados. Este edifício de 33 andares, com uma base de dois andares destinadas a lojas. No seu segundo projeto, a empresa propôs a construção de dois edifícios de 66.700 metros quadrados cada. As torres vão gerar eletricidade usando fontes renováveis ​​e os telhados terão belos jardins.

4. No subúrbio, arranha-céu oferece área urbana verde

Arquitetos da empresa espanhola Nabito propuseram construir em Abu Dabi um arranha-céu único chamado "Stairscraper". A empresa alega que este edifício verde permitirá que seus ocupantes sintam mais prazer na vida suburbana. Cada apartamento deste edifício terá um teto que será usado como o jardim. Além disso, cada unidade terá espaço exterior privativo, o que permitirá a seus ocupantes cultivarem seus próprios jardins.

5. Fusionópolis - Um arranha-céu realmente ecológico

Sediado no Reino Unido, o arquiteto Ken Yeang merece crédito por projetar um arranha-céu verde chamado Fusionopólis. Yeng afirma que é o primeiro edifício verdadeiramente verde no mundo, que será construído em Cingapura. Esta estrutura de 15 andares dispõe de uma área de plantio em cada andar, com terraços jardins paisagísticos. O arranha-céu verde vai usar também fontes naturais para geração de energia.

6. O mais alto arranha-céu da América recebe uma reforma eco-amigável

O Sears Tower, o mais alto arranha-céu nos EUA, está programado para receber uma reforma verde, com investimentos na ordem de US$ 350 milhões. Espera-se que a reforma reduza o consumo de eletricidade em até 80% e economize também 24 milhões de litros de água / ano. O Sears Tower possui 104 elevadores e 16 mil janelas, sendo provável que esta enorme estrutura obtenha a certificação LEED em futuro próximo. Como parte da reforma, o telhado do edifício terá painéis solares e turbinas eólicas. Cerca de 35.000 metros quadrados de telhado serão convertidos em jardins.

7. "Hyper-Torre" sustentável de uso misto com campo de futebol no topo

O "Hyper-Tower" é uma criação do arquiteto francês Francois Jaubert, possuindo espaços para apartamentos residenciais, comerciais e eventos esportivos.Um parque vertical a partir do piso térreo liga as duas torres. O parque acaba no telhado do edifício em um campo de futebol. A torre verde poussi instalações desportivas e residenciais nos andares superiores, enquanto os escritórios, lojas e restaurantes estão nos níveis mais baixos.

8. Torre Rodovre na Dinamarca

A empresa dinamarquesa MVRDV criou um edifício verde para Rodovre, um município da Dinamarca, em parceria com ADEPT. Com o nome "Sky Village", este edifício de 381 pés terá espaço residencial, escritórios, hotel e parque. O desenho do edifício eco amigável, baseado em "pixels" flexíveis.