segunda-feira, 7 de maio de 2012

Escritório a partir de container produz energia duas vezes mais do que consome


Se a portabilidade é a melhor qualidade para um escritório de campo para uso por tempo limitado, então esse super compacto contêineres movidos a energia solar certamente pode ser uma solução sob medida. Além de ser fácil de transportar, esta nova proposta vem com um telhado equipado com sistema painéis solares com dispositivo do tipo cremalheira, que se dobra para cima e para baixo. O melhor de tudo é que o escritório é capaz de produzir energia duas vezes mais que ele consome.
O projeto é chamado SPACE, sigla para Solar Power Adaptive Containers for Everyone. A estrutura do telhado de 42 m2 vem com 20 painéis solares que fornecem até 350 kWh de energia por mês, mais do dobro do consumo da instalação. Diferente dos outros contêiners adaptados, este ainda conta com ar condicionado, uma vez que a temperatura interna deste tipo de estrutura tende a ser bastante alta.


O design foi concebido para ser um posto de vendas da empresa Mirabeau B, e foi projetado pelo escritorio Harvest Moon Development, com ajuda das empresas TT Weak e Metalab. A versão off grid (desconectada da rede publica) foi possível graças a uma doação de componentes pela Houston Green Building. A empresa desenvolvedora fez uma parceria com a Ameresco Solar para responder a uma solicitação de cotação pelo município de Houston para fornecer 17 destes centros de energia portáteis.