quinta-feira, 12 de abril de 2012

Exemplos impressionantes da arquitetura orgânica

O mundo natural por muito tempo influenciou muitos aspectos da nossa existência. Quando se trata de arquitetura, designers criam estruturas e casas que visam minimizar o impacto sobre o meio ambiente e que ainda proporcionem edificações em grande estilo.

1- Nautilus

O Nautilus na Cidade do México foi projetado pelo arquiteto Javier Senosiain, inspirando-se a forma real de um nautilus. De cores vibrantes, a casa foi construída em concreto e arame. É a prova de terremotos e requer pouca manutenção. A harmonia parece ter sido o objetivo principal do Nautilus, com seu interior perfeitamente fluindo em várias câmaras. Um jardim interno adiciona ainda mais ao seu ambiente natural.

2- Quiksilver Europa - escritório e arquitetura orgânica



Escritório europeu Quiksilver está localizado no meio de um maravilhoso espaço verde com o próprio edifício construído a partir de madeira proveniente de florestas geridas de forma sustentável. O escritório é na verdade uma combinação de cinco edifícios que interligam através de corredores e passagens. Desenhado por Patrick Arotcharen, o edifício também faz uso de materiais pré-moldados, que não necessitam de água e de energia durante a montagem.Janelas de vidro grandes assegurar que o ar e de luz entra enquanto que os painéis solares satisfazer as exigências de energia de lâmpadas fora do edifício.

3 - A Casa Cebola 


Desfrute de uma estadia relaxante na Casa Cebola, que foi construída à mão pela precursora da arquitetura orgânica, Kendrick Bangs Kellogg. O paraíso havaiano tem ampla utilização de vidro, incluindo vitrais, que lançam padrões de luzes coloridas no interior, enquanto os painéis translúcidos no teto brilham à noite. As duas estruturas em arco são cercados por jardins, tanques com peixes e piscinas, enquanto o estabelecimento inteiro repousa em cima de uma rocha de lava, com terraço com vista para a costa de Kona.

3 - A Casa Cachoeira

 
A casa cachoeira é uma casa que realmente consegue definir a arquitetura orgânica. Projetada pelo grande Francis Lloyd Wright, a casa está situada em Bear Run Nature Reserve, em cima de uma cachoeira de 30 pés. A Fallingwater foi projetada para Edgar Kauffman e sua família, que queria a cachoeira para ser visível de toda a sua casa. Em vez disso, Wright fez-lo de tal forma que a própria casa repousa sobre as quedas.

4 - Casa Frank Lloyd Wright em Madison


Francis Lloyd Wright entra na nossa lista novamente para projetar a casa de reunião da First Unitarian Society em Madison, Wisconsin. No entanto, enquanto a casa foi projetada por Wright, o trabalho de construção foi realizado por Marshall Erdman, um empreiteiro que concordou em trabalhar por um orçamento de US $ 75.000.

5 - Sheats Goldstein Residence


A Sheats Goldstein Residence não precisa de introdução. Destaque em filmes e revistas, foi construída a partir de dentro para fora, como muitos outros exemplos de arquitetura orgânica. Projetada por John Lautner, é agora propriedade de James Goldstein.

6- Casa Orgânica, por BOORA Arquitetos Oregon


Os Arquitetos da BOORA projetaram uma casa conceito em uma grande área, com salão principal de mais de 300 m2. As grandes janelas proporcionam luz e ventilação, enquanto as árvores ao redor proporciom privacidade.