quarta-feira, 27 de junho de 2012

Escola de artes combina praticidade com sustentabilidade


A necessidade de projetar edifícios sustentáveis ​​nunca foi tão importante como hoje. Geralmente os edifícios consomem enormes quantidades de energia elétrica devido ao aquecimento e arrefecimento necessários, contribuindo significativamente para as emissões de gases e resíduos. Mas o escritório de arquitetura WOHA, com sede em Cingapura, fez a diferença com o objetivo de construir estruturas comerciais sustentáveis que tentam minimizar o impacto ao meio ambiente.
Um dos projetos mais interessantes foi concluído em 2009, encomendado pela Escola das Artes de Cingapura. Trata-se de uma estrutura perfurada que proporciona ventilação natural e luz para todas as áreas internas. 
O design inovador apresenta dois níveis visualmente conectados, chamados Backdrop e Blank Canvas, com o fundo utilizado para a comunicação pública com o piso superior proporcionando segurança no acesso. Embora haja uma divisão entre os dois, a conexão visual assegura que eles estão ligados. O Backdrop serve como um pódio que abriga uma sala de concertos, teatro e espaços menores para ensaios. É através deste nível que a escola se comunica com o público. Os espaços menores são ventilados naturalmente, havendo ainda um anfiteatro construído sob as árvores.

A lona preta, por sua vez, serve como espaço educativo da escola. Todas as salas de aula possuem ventilação e luz natural. Fachadas verdes servem como um sistema de filtragem de ar, enquanto os tetos acústicos absorvem o ruído exterior.

A WOHA concebeu o edifício da escola de tal maneira que assegure o fluxo de uma brisa suave. O último piso possui um parque de lazer e uma pista de 400 metros para proporcionar aos alunos uma alternativa para descarregarem suas energias.