segunda-feira, 12 de março de 2012

Primeira igreja com Emissão Zero de carbono

Com quase 900 anos, a Igreja de São Miguel e Todos os Anjos em Withington, Inglaterra, recentemente se tornou ao primeira "igreja de carbono zero". A Corporação Kyoto do Japão havia sido designada para fornecer os módulos solares em um projeto de liderança que ajudou na renovação do edifício da antiga igreja, equipando-a com todas as ferramentas necessárias para gerar energia sustentável com o uso de painéis fotovoltaicos.






Os módulos fornecem eletricidade livre de CO2, juntamente com um potente sistema de caldeira de biomassa para aquecimento, sem qualquer dano ao meio ambiente. Agora, totalmente alimentada por energia renovável, esta igreja do século 12 é integrada com tecnologia adequada que muitas estruturas próximas nem sequer pensam.
Os 24 módulos solares geram energia solar com otência de 3.12kW. Estes módulos foram instalados sobre o telhado, e a Kyoto certificou-se de ter a certeza que a instalação seguiu toda a legislação que dizem respeito a edifícios históricos. Para isso eles usaram um sistema de suportes especiais que não distorcem a aparência visual da igreja nem afeta a sua estrutura.
Além de instalações solares, a igreja também foi integrada com um sistema de biomassa para uma caldeira eco amigável, com potência para fornecer calor para o seu interior. A renovação da igreja é exemplar, e é provável que muitos sigam o exemplo no que diz respeito tanto a sua sustentabilidade e economia.