quarta-feira, 30 de maio de 2012

Aeroporto de Edmonton purifica o ar com muralha verde


O aeroporto Internacional de Edmonton , no Canadá, teve uma bonita inovação, que o torna também um dos melhores lugares para se estar. A parede viva recém implantada possui 8.000 plantas de 32 espécies diferentes. O desenho do projeto foi inspirado por formações de nuvens e duas famosas pinturas abstratas dos artistas canadenses Emily Carr e Flathe Donald. Construído com materiais reciclados, a enorme instalação trabalha para a redução dos poluentes e de CO2 do ar, devolvendo oxigênio e umidade, tornando o terminal do aeroporto um lugar muito mais saudável.


Os visitantes do aeroporto são recebidos com uma lufada de ar fresco, proporcionado pelo jardim vertical de 1420 metros quadrados localizado no terminal principal. O projeto foi viabilizado pelo escritório Architects Stantec , que concebeu o espaço para uma parede viva do novo aeroporto. O jardim apresenta um painel grande no centro e dois painéis menores no nível 2. O painel maior foi inspirado nas nuvens tipo “cirros”, e os menores baseiam-se em famosas pinturas canadenses de Emily Carr e uma obra abstrata de Donald Flather .

As paredes são completamente hidropônicas, e são cuidadosamente monitorizadas para assegurar que cada setor receba a quantidade certa de água. Os materiais utilizados para a sua construção foram obtidos através de materiais recicláveis, tais como embalagens de leite, sacos plásticos e garrafas de refrigerantes.

A maioria das espécies das plantas utilizadas de espécies que a NASA provou melhorar substancialmente a qualidade do ar. Outro benefício do projeto é que ele aumenta a umidade, uma vez que o ar em Edmonton é bastante seco. Grande trabalho!