Os arquitetos futuristas projetam casas ecoamigáveis com o objetivo de conservar as fontes não renováveis de energia, o que acaba inevitavelmente por conceder economia na conta de energia elétrica.
Veja alguns exemplos de projetos sustentáveis, alguns muito bem concebidos e outros, pelo menos a primeira vista, um tanto exóticos.
1. La Casita Encantada
La Casita Encantada foi construída por Maria Ponce, de 78 anos, e seu marido Prudêncio Amaya, de 102 anos, perto de El Transito em El Salvador. A fim de combater a pobreza local o casal fez uso de garrafas plásticas recicladas para construir a sua cabana. A iniciativa tornou-se exemplo flagrante de uma casa ecológica, visitada por milhares de turistas todos os anos.
2. Phoenix Commotion Houses
Fruto de uma idéia de Dan Philips e sua esposa Marsha, o Phoenix Commotion Houses oferecem baixo custo de construção e um rótulo verde. Qualquer material de sucata que você pode pensar pode se tornar uma parte do exoesqueleto destas casas. Assim, o material de base inclui tijolos, azulejos quebrados, madeiras descartadas, rolhas de vinho e muitos outros materiais. Estas casas são extremamente duráveis e são construídas através da consulta dos profissionais envolvidos como arquitetos, encanadores, eletricistas e engenheiros.
3. Casa "Big Dig"
O engenheiro civil de 51 anos de idade A. Pedini, de Boston, é um ativista verde que faz uso de materiais descartados tais como concreto, aço, cimento, etc, fazendo casas públicas, estacionamentos e outras edificações. Em seu projeto Big Dig House, de 1300 m2 que construiu em cima de uma colina em Lexington, Boston, foram usados. 600 toneladas de aço e concreto descartados, evitando assim a emissão de outras tantastoneladas de CO2 na atmosfera.
4. Casa "Eco-pod"
Este projeto se orgulha de seu sistema de recolha de água. Criada por Aidan Quinn, o pod tem painéis solares instalados no telhado, captando energia solar para aquecer a água. Uma turbina eólica gera energia a partir da força dos ventos. O banheiro é digno de louvor, com azulejos produzidos a partir de pneus reciclados.
5. Casa "garrafa de cerveja"
As tentativas do entusiasta Tito Ingenieri, da cidade de Quilmes, é imensamente louvável. Ele feito casas a partir de garrafas de cerveja descartadas desde os dezenove anos. A iniciativa poderia salvar uma boa parte dos aterros, que comportam seis milhões de garrafas de cerveja a cada ano. Uma característica especial das casas é que o vento proveniente do rio faz com que as garrafas de cerveja assobiem para indicar se o nível da água está subindo ou não.
Energia inteligente
1. InVision Zero, pela Dow Química
Uma casa consumo zero de energia foi construída em Michigan pela Dow Chemical Company e a Cobblestone Houses. As características que tornam esta energia eficiente são os seus materiais de isolamento, além dos telhados solares, bombas de calor geotérmicas, aquecimento solar de água, iluminação LED e dispositivos altamente eficientes em toda a construção. A casa é estimada para economizar US$ 3.507,00 em despesas de energia elétrica, poupando a emissão de 44,855 quilos de carbono por ano.2. Casa Verde do Amanhã, pela Samsung C & T
Esta casa eco amigável é uma grande conquista da Samsung C & T em Yongin, Gyeonggi. O projeto elimina a o uso da rede pública de eletricidade ou de quaisquer outras fontes de combustível, usando sistemas de geração de energia alternativa.
3. Icynene Connecticut Net Zero
Esta casa, em Connecticut, é um projeto exemplar que não usa combustível fóssil ou energia elétrica para atender suas necessidades energéticas. O projeto usa isolamento de espuma usado nas paredes para satisfazer os requisitos de energia.
4. Empowerhouse
Um esforço conjunto da comunidade Empowerhouse, serão divididos em dois projetos verdes. O primeiro fará parte do Solar Decathlon eo segundo será construído em Deanwood. Estas casas de emissão zero são auto-suficientes e economizam quase 40% de energia graças a seu design consciente e dispositivos ecológicos em seu interior.
5. Casa E-Cube
Esta casa é o esforço da Ghent University da Bélgica. Fácil de montar e desmontar, são energeticamente eficientes e acessível, alem de não gerarem emissões de carbono.
Design inteligente
1. Landhouse
Estas casas, concebidas por Mark Merer, são compostas por um exoesqueleto impermeável com painéis isolados em seu interior, usados para coletar a luz solar e atender as necessidades de energia dos moradores. Estão disponíveis em três tamanhos para atender as necessidades dos clientes.
2. Casa conceito Edge
Situada em Checquamegon Bay, em Wisconsin, possui um eficiente sistema de coleta de águas pluviais e sistema de geração de energia solar. Projetado por arquitetos da Revelatiions, possui também aquecimento geotérmico e refrigeração e isolamento para minimizar a perda de calor durante a noite.
3. Casa Pérola
Desenhado por David Fanchon, esta casa apresenta uma cúpula funcional, que atua na captação de energia solar, juntamente com o fornecimento de sombra. Sua face voltada para o sul auxilia a captura de luz solar. O sistema de ventilação automática ajuda a reter energia solar nos meses de inverno, alem de proporcionar arrefecimento no verão.
4. Casa pálpebra
Trata-se de uma casa convencional que foi reformada em Melbourne, Austrália. Os créditos devem ser dados para o escritório Arquitetos Fiona Winzar, que deram à casa um telhado em forma de pálpebra. Este teto regula o calor interno, mantendo a privacidade dos residentes. Os painéis solares, sistemas de economia de água para os banheiros e isolamento térmico são outros atributos que fazem Início deste um projeto ecologicamente correto.
5. Chub Bay, da Affiniti Arquitetos
Esta casa, ainda em fase de projeto, será exclusivamente alimentado por energia solar e eólica. As quatro turbinas eólicas e painéis solares altamente eficientes irão cumprir os requisitos de energia da edificação. Entre as outras credenciais ecológicas, o telhado de metal vai trabalhar no sentido de redução dos custos de arrefecimento e o sistema de aquecimento de água tankless vai suprir os moradores com água quente.
Projetadas para o futuro
1. A Casa do Lago
Concebido por Emre Senoglu, a Lake House terá como objectivo reciclar os recursos naturais. O exemplo mais proeminente é o uso da água da chuva, reduzindo o consumo de energia.
2. Casa conceito da Design Torus
Inspirado pelo filme Prosperar, o Design Torus será um projeto verde visando desenvolver métodos de produção de energia e reaproveitamento de alimentos para satisfazer a população crescente. Situada em um terreno de 1.500 m2 e com área construída de 800 m2 a edificação possui também sistema de coleta de águas pluviais, hortas com alimentos orgânicos e outros recursos que a tornam auto suficiente.
3. Casa energia solar, por Fabi Arquitetos
A Fabi Arquitetos apresentou o conceito de habitação a preços acessíveis com credenciais verdes. Assim, os protótipos das casas solares terá vários painéis fotovoltaicos, que captam a energia solar e a convertem em eletricidade. O ângulo da parede e do teto dessa casa protótipo foram concebidos para maximizar a disponibilidade dos raios solares. A estrutura de madeira altamente isolante constitui o material básico desta casa, objetivando reduzir perda de energia e possibilitar a máxima exposição à luz natural.
4. Casa Revolta
É um projeto de habitação verde bastante inteligente, desenvolvido pelos alunos da TU Delft, uma instituição da Holanda, funcionando no sentido de reduzir a pressão da população em terra firme. A Casa Revolta é um barco equipado com telhado solar para atender as necessidades de energia de seus moradores. A energia eólica também disponível ajuda a compensar a falta de energia solar em dias nublados.
5. Casa para 2050
Este é um plano habitacional proposto pela M & A Arquitetos. O projeto foi apresentado na Exposição de Materiais e Tecnologia da Tabriz International Exhibition, no Irã. O conceito de "Casas para 2050", enfatizou a utilização de energia eólica e solar no lugar do petróleo, baseado na informação que as reservas se esgotarão em 2050. Neste projeto, um sistema fotovoltaico usam energia solar para fornecer fornecer iluminação durante a noite. A energia eólica também ser aproveitada para gerar eletricidade.