sexta-feira, 18 de maio de 2012

Escola usa ar condicionado apenas dois meses por ano no Senegal


Apesar de crescentes temperaturas do verão no Senegal, a linda cor de terracota da Escola de Ensino Médio  Jean Mermoz  depende de aparelhos de ar condicionado apenas dois meses do ano. Os arquitetos da empresa  Terreneuve inclinaram-se na experiência dos artesãos locais para realizar este projeto impressionante, com um notável baixo consumo de energia, graças a uma série de estratégias de design passivo.


No edifício foram usados principalmente materiais de origem local, que reduziu consideravelmente a emissão de carbono.A escola foi projetada em seções paralelas estrategicamente posicionadas, que atenuam o excesso de radiação solar, formando pequenos pátios verdes e áreas sombreadas. As salas de aula são muito bem iluminadas com luz natural, e estão equipadas com todas as mais recentes ferramentas educacionais.

As paredes duplas são também ventiladas, garantindo que uma brisa agradável possa permear nas áreas interiores e exteriores, enquanto os telhados do edifício têm uma inércia térmica elevada . Os resíduos são tratados no local e a horta da escola irrigada com sua própria água coletada das chuva. Quanto à escolha da cor, os designers franceses escolheram a terracota por ser um dos símbolos arquitetônicos de Dakar , enquanto salpicos de cor brilhante quebram qualquer monotonia. Essa com certeza é uma das mais bonitas escolas de toda a África.