quinta-feira, 3 de maio de 2012

Richard Meier & Partners planeja edifício comercial ecológico no Rio de Janeiro


O escritório de arquitetura Richard Meier & Partners está trabalhando em seu primeiro projeto eco sustentável na América do Sul. O projeto consiste em um prédio de escritórios no bairro Leblon, no Rio de Janeiro. O prédio servirá como nova sede icônica internacional da VINCI Partners no Brasil e dispõe de espaços de escritórios abertos porem com privacidade, com uma conexão envolvente com a área urbana. A edificação contará também com jardins verticais, fachada envidraçada com iluminação natural e design que proporciona alta eficiência energética. A equipe pretende certificar o projeto na categoria LEED Prata.
Os Escritórios Leblon, como será chamado, terá 10 andares com uma área locável de 6.500 metros quadrados. Um generoso lobby vai ligar o edifício a rua, uma praça aberta, lojas e depois para o  estacionamento subterrâneo. A Richard Meier & Partners tem como objetivo tornar o projeto um espaço de escritório high-end, que dará uma contribuição  arquitetônica significativa  para o Rio de Janeiro, sem desrespeitar a rica herança arquitetônica da cidade. Além disso, também vai explorar o uso de espaços interiores, exteriores e de convivência do edifício.


Apenas um pouco recuada da rua, a fachada oeste possui um conjunto de grades cuidadosamente compostas, que trabalham para proporcionar sombra e privacidade ao mesmo tempo, maximizando o uso da luz natural. Enquanto isso, no lado leste, o edifício é mais recuado em relação aos vizinhos para criar um pátio interno, oferecendo iluminação natural a partir dos dois lados e espaço para um jardim vertical. No interior, o piso para os escritórios abertos proporcionam flexibilidade a longo prazo, com iluminação natural suficiente para se trabalhar.

Bernhard Karpf, um dos sócios do projeto, comenta: "Estamos muito satisfeitos em anunciar o nosso primeiro projeto no Brasil, e nos sentimos honrados em contribuir para a arquitetura moderna, que faz parte da vida cultural do Rio de Janeiro. Cada elemento da organização do edifício reflete um enfoque ambicioso em arquitetura sustentável e no uso inovador de materiais e soluções eficientes de construção. Esperamos que o novo edifício não seja apenas sustentável e eficiente, mas também ofereça o melhor ambiente de trabalho no bairro do Leblon. "