Talvez isto sirva como aviso para que o Brasil se previna para a realização da próxima olimpíada, e também da Copa do Mundo
Em 2010, o Comitê Olímpico de Londres anunciou planos para tornar a Londres 2012 uma olimpíada verde, garantindo que os jogos seriam totalmente sustentáveis e com emissão de carbono zero (ou pelo menos perto disso). Agora, dois anos mais tarde, surgiu a controvérsia sobre a possibilidade de os jogos realmente atingirem estes objetivos, baseados nos jogos de verão realizados neste ano.
Veja os seis motivos pelo qual os jogos não conseguiram ser totalmente "verdes" e o que pode ocorrer nos jogos olímpicos.1. Os jogos insustentáveis
A candidatura de Londres para os Jogos Olímpicos girava inteiramente em torno da sustentabilidade. Seu slogan, " “Towards a One Planet Olympics” (algo como "Rumo a um Planeta Olímpico") , foi baseado na noção de que se a população do mundo inteiro vive um estilo de vida britânico típico. Se assim fosse, as pessoas necessitariam dos recursos equivalente a três planetas Terra.
O plano olímpico de Londres incluiu medidas de construção verdes, tais como a reciclagem da água e redução pela metade da pegada de carbono em todos os projetos de construção. Além disso, 25% dos materiais de cada projeto viriam a partir de fontes recicladas . Infelizmente, como os jogos têm atraído a atenção do mundo todo, aliado aos problemas de cronograma e prazos, muitos dos gestores do evento foram visivelmente distanciando-se das suas metas originais.
2. 3,4 milhões de toneladas de CO2
A companhia de energia EDF anunciou planos para patrocinar os Jogos Olímpicos, fornecendo 24 MW de energia produzida através de fontes renováveis, tais como a energia eólica. O Parque Olímpico também contará com sistema combinado de aquecimento e refrigeração, além de uma usina com caldeiras de biomassa. O complexo também terá a capacidade para usar o gás natural a outras fontes de combustível de baixo carbono e renovável.
O problema é que ninguém sabe exatamente quanta energia os jogos vai realmente utilizar - estimativas conservadoras afirmam que os jogos provavelmente irão produzir 3,4 milhões de toneladas de CO2 . Em comparação, o total anual de emissões no Reino Unido estão em torno de 550 milhões de toneladas. O Comitê Organizador de Londres dos Jogos Olímpicos (LOCOG) tem sido vago sobre a redução das emissões, dizendo: ". Nosso primeiro objetivo é conhecer o nosso impacto no clima e, em seguida, descobrir como evitar as emissões".
3. O fracasso das compensações de carbono
Um importante problema ambiental para a realização dos Jogos Olímpicos é a enorme quantidade de projetos de construção que são necessários. Apesar dos planos para reutilizar ou reciclar 90% de resíduos de construção, mais da metade das emissões de CO2 associadas com os jogos vem do processo de construção.
A fim de fazer toda a operação o mais livre de emissões possível, os Jogos tiveram que fazer um monte de compensações de carbono. Isto significa que, em troca pela emissão de grandes quantidades de CO2, as olimpíadas exigirão o financiamento de projetos ambientais para neutralizar as emissões de suas operações. Infelizmente, este esquema "pay-to-pollute" (pagar para poluir) tem atraído uma série de críticas - especialmente daqueles que vêem como uma 'carta branca' para os países desenvolvidos poluírem a vontade, sem tentar cortar suas emissões.
4. As gafes embaraçosas
O Jogos Olímpicos Londres 2012 já tive várias gafes embaraçosas quanto a questões ambientais - incluindo a revelação de que os metais utilizados para a produção das medalhas vieram de uma mina que tem causado risco de vida aos trabalhadores e poluição da água e do ar, sendo também acusada de maltratar trabalhadores, com conduções de pagamento abaixo de um salário digno.
5. O caos nos transportes
É evidente que, para os jogos acontecerem, as pessoas tem que chegar até lá. Isto significa milhares de pessoas voando para Londres e, como resultado, o aumento das emissões globais. As emissões totais estimadas que serão liberadas para a atmosfera a partir dos espectadores que viajam para os Jogos são estimados em setecentas mil toneladas - o equivalente a 143.173 voos de regresso de Nova Iorque para Londres. Como essas emissões serão combatidas?
Enquanto isso, em Londres, os carros necessários para o transporte durante os jogos aumentarão significativamente o congestionamento do tráfego - os londrinos foram instruídos a "evitar as estradas" por pelo menos um mês!
6. O rescaldo
No rescaldo dos Jogos Olímpicos de Sydney, Atenas e Pequim, os registros ambientais desses países variaram muito. Para o Reino Unido, 2012 será o último ano para as quotas de emissão de carbono da Grã-Bretanha. Se Londres não sediar uma Olimpíada de baixo carbono, isso seria altamente constrangedor.
Para citar Shaun McCarthy, presidente da Comissão para uma Londres 2012 Sustentável: "É um ano ambiental importante para Londres, que tem oportunidade real de mostrar ao mundo o que a Grã-Bretanha é capaz de alcançar. Nossas recomendações são uma questão de urgência agora, porque o tempo é curto. Seria uma farsa se não pudéssemos cumprir as nossas metas de 2012. "
Sim, Shaun, seria.