Um conjunto habitacional inovador está pronto para começar em Dunedin, na Flórida, com a criação do primeiro condomínio net-zero com certificação LEED a preços acessíveis nos EUA. O Eco Village, desenvolvido pela
Planet Green Group, é constituída por 25 residências, todas concebidas para maximizar a eficiência da energia.
O objetivo do projeto é oferecer casas a todos, mas dos heróis locais, especialmente policiais, bombeiros, enfermeiros, professores, e outros profissionais". Cada unidade será vendido a mensalidades de 600 dólares, tornando-as acessíveis para os padrões americanos.
"Estamos entusiasmados para ver Green Planet Group desenvolver o projeto, unindo preços acessíveis com eficiência energética e o estado da arte", disse Robert Ironsmith, Diretor de Desenvolvimento Econômico e Habitação para a cidade de Dunedin em um comunicado. "A cidade valoriza a parceria entre a Autoridade de Habitação de Dunedin, que doou o terreno, a Pinellas County para gerir o processo e o
Green Planet Group para a construção de alta eficiência energética em seu desenvolvimento."
As casas foram desenhadas para combinar a ciência de construção e produtos de alta performance, com a possibilidade de os proprietários monitorarem o consumo de energia. As unidades são projetadas para reduzir o uso global de energia doméstica, as emissões de CO2 , consumo de água interior e os custos energéticos associados. As casas possuirão um sistema "estado-da-arte-solar" que converte luz solar em eletricidade e elimina os custos em tarifas de energia elétrica. Outros recursos incluem aparelhos de economia de energia, iluminação LED e sistemas residencial de gerenciamento de energia para permitir que os proprietários entendam melhor o uso da energia suas casas.
"Dunedin realmente se orgulha de ser uma espécie de líder ambiental", disse Dave Eggers, prefeito da cidade no Tampa Day Times. "Isso se encaixa perfeitamente no tipo de paisagem aqui. Há um monte de gente na nossa economia que estão à procura de lugares para morar - bombeiros, delegados e professores. Isto lhes dá uma grande oportunidade. "