Há um novo candidato disputando o título de arranha-céu mais sustentável do mundo: a nova sede da CNTC Guangdong Company, uma grande empresa de tabaco na China, será um edifício de energia zero.
A empresa realizou um concurso internacional, e o projeto vencedor da Torre Pearl River, com 69 andares, vem do escritório de Chicago Skidmore, Owings & Merrill (SOM ). De acordo com o arquiteto Gordon Gill, este não é apenas um edifício, é um instrumento de alto desempenho moldado pelo sol e pelo vento."
A SOM utilizou quase todos os recursos no que se refere a energia zero: a fachada principal está virada para sul, as janelas são de vidros duplos, o edifício está equipado com turbinas eólicas e painéis solares para fornecer energia elétrica e aquecimento, sistemas de refrigeração verdes e coleta de águas pluviais, além de sistemas de reciclagem de águas servidas.
A torre também dispõe de um sistema único de grelhas no lado sul, que ajuda a manter o edifício arrefecido e o ar fresco em seu interior. As grelhas se ajustam automaticamente à medida que o sol se move para manter a temperatura estável.
O resfriamento do edifício foi um dos maiores desafios, já que a CNTC está localizada na cidade subtropical de Guangzhou. A SOM apresentou estratégias para combater o clima quente e úmido, mantendo um perfil de energia zero: como o ar é puxado através das aberturas na face voltada virada para o lado sul, um sistema de desumidificação passiva remove a umidade. Dissipadores de calor e lages com sistema de refrigeração por dissipação de calor e um design que permite a circulação de ar ajudam ainda mais para resfriar o edifício.
O edifício, chamado Pearl Tower River, é também muito atraente. Não é exatamente biomórfico, mas seu teto arredondado e o lado sul segmentado lembram um pouco uma ervilha .
Agora, talvez a SOM pudesse também projetar alguns cigarros sustentáveis e não prejudiciais para a empresa.