quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Universidade feminina sustentável na Arábia Saudita



A Arábia Saudita acaba de divulgar as primeiras fotografias da maior universidade exclusiva para mulheres do mundo. Desenhada pela Perkins & Will em conjunto com a Dar Al- Handasah, a Princess Nora Bint Abdulrahman University (PNU) é um elegante campus de 2.000 hectares equipado com instalações educacionais no padrão "estado da arte" para uma população de até 60 mil alunas. Localizada em Riyadh, o enorme campus mescla arquitetura árabe tradicional com design sustentável contemporâneo, sendo que a maioria de seus edifícios buscam a certificação LEED .



A PNU consiste em oito faculdades e instalações de apoio distribuídas pelos 800 edifícios. Fundada em 1970, o complexo recebeu um upgrade moderno a partir de 2009. Liderados pela Perkins & Will e Dar Al- Handasah, centenas de arquitetos e engenheiros trabalharam contra o relógio para completar o projeto enorme e complexo em 25 meses, tempo recorde de construção na Arábia Saudita.

Sustentável e moderna, o maior campus feminino do mundo dispõe de aço reciclado, com suas paredes em cortina . Os edifícios foram cuidadosamente posicionadas para maximizar a luz do dia maximizando a eficiência energética. No ano passado a universidade apresentou maior central solar térmica do mundo, um sistema que cobre quase 9 hectares, tornando este o campus mais sustentável em toda a Arábia . Até agora quatro prédios pertencentes ao complexo já receberam a certificação LEED Gold.

O belo campus incorpora uma estética forte, mas feminina. A mashrabiya, treliça árabe intrincada, acrescenta um belo elemento tradicional em todo o campus. Piscinas reflexivas tranquilas e fontes alinhadas aos caminhos longos, vegetação exuberante e grandes grandes edifícios brancos exuberantes completam o look de um campus sereno e bonito.










 Publicidade