quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Casa na Suíça é teste para o futuro das construções verdes


Obter informações sobre novos sistemas e tecnologias para construções sustentáveis é um pouco mais difícil do que recorrer a simulações em computador e análise de laboratório. Para obter bons dados é preciso construí-los e testá-los em condições reais. É por isso que os pesquisadores na Suíça estão criando um sistema modular de construções para testar sistemas sustentáveis, materiais e tecnologias. O NEST será uma plataforma de demonstração dinâmica onde os pesquisadores podem inserir e testar vários módulos de construção, componentes, sistemas de energia renovável e muito mais. A construção da espinha dorsal do projeto está marcada para começar em breve, e os pesquisadores suíços esperam começar os testes em 2015.



O NEST é um projeto de pesquisa coletiva da ETH Domain, que é apoiado pelas empresas Empa, Eawag, ZJA Zwarts & Jansma Architects, Supermanoeuvre ETH Zurich e EPF Lausanne . O projeto consiste por uma backbone central e uma rede básica que pode acomodar cerca de 50 módulos habitáveis e escritórios que podem ser alterados periodicamente. O projeto multifuncional vai ser construído a partir de materiais leves e eficientes para reduzir o consumo de recursos, maximizando o potencial de construção e uso racional da energia. O projeto vai permitir a avaliação de novos materiais, componentes e sistemas inovadores para serem testados em condições reais.

Os pesquisadores podem analisar os sistemas e ajustá-los para melhorar a eficiência e, em seguida, construir novos módulos quando os sistemas são otimizados. O prédio também terá a capacidade de suportar energias renováveis para validar a eficiência. Quando a infra-estrutura estiver concluída o projeto será utilizado para estudos, bem como para fornecer estadia para pesquisadores e outros convidados.