quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Casa sustentável na Espanha


No topo de uma falésia espanhola fica esta linda casa sustentável. Localizada na Cantábria, Espanha, e projetado por arquitetos madrilenhos Nolaster, a Casa OS integra técnicas de construção verde para criar acomodações de baixo impacto ecológico. A ironia é que o esquema do projeto original não tinha a intenção de ser um prédio verde, mas os arquitetos empregaram muitos recursos ecológicos para o impacto visual e benefícios práticos.



A frente da casa tem vista para o mar, com a parte de trás apoiada por palafitas sobre uma caverna em uma colina. Combinando esse fator com a proteção do vento e isolamento do telhado de grama, proporciona temperaturas muito mais agradáveis e menos energia, tornando o visual do edifício é muito mais imponente. Outras características incluem um pátio interno para proporcionar um espaço aberto protegido do vento e recolha de águas pluviais para reuso os banheiros e rega do jardim do telhado.

Os painéis negros são de zinco, ideal para casas à beira-mar, pois duram mais tempo. Se necessário, toda a casa pode ser desmontada e reconstruída em outro lugar, já que os painéis foram encaixados, em vez de soldados. Se não for necessário, o zinco pode ser reciclado no final da sua vida útil .

A casa acomoda até 24 pessoas, e foi construída para atender a uma gama de diferentes usos e eventos. Algumas áreas , como o corredor e portais sul , foram projetadas para proporcionar flexibilidade, servindo como dormitório, sala de jogos ou salão de festas. O aquecimento é eficiente, permitindo que a temperatura seja controlada em cada cômodo , consumindo apenas a quantidade de energia que é necessária. A estética é moderna, linda e no padrão europeu, sendo o edifício totalmente construído com materiais e sistemas verdes!