Apesar de serem projetos de 2007, estas casas de alta tecnologia são consideradas como modelos "estados da arte", projetadas e construídas por estudantes universitários para o "Solar Decathlon", patrocinado pelo Departamento de Energia dos EUA.
O Solar Decathlon é realizado a cada dois anos para apresentar projetos de eficiência
energética.

O interior de cada casa possuem área superior a 800 metros quadrados, incluindo varandas e pátios.
energética.

O interior de cada casa possuem área superior a 800 metros quadrados, incluindo varandas e pátios.
Usando apenas a energia do sol estas casas fornecem energia suficiente para operar televisores, computadores, máquinas de lavar, fogões, aquecimento e refrigeração, e outros eletrodomésticos.
Abaixo seguem três projetos premiados:
Casa solar LEAF (segundo lugar)
Estudantes da Universidade de Maryland se inspiraram no desafio em coletar e aproveitar a energia do sol. A casa foi a ganhadora do segundo lugar no Solar Decathlon 2007, em Washington DC.
No interior há uma queda de água com uma solução que absorve a umidade do ar, evitandoo uso do ar condicionado.
Casa solar com grelhas
Nesta casacom energia solarm, projetada por estudantes da Universitat Darmstadt Technische, grelhas de carvalho fornecem sombra e privacidade.
O projeto inclui persianas de madeira controladas por computador de painéis solares que seguem o movimento do sol.
A vencedora
Estudantes da Technische Universitat de Darmstadt projetaram a casa vencedora, ficando em primeiro lugar em arquitetura, iluminação e engenharia.
Os estudantes alemães incluiram no projeto pesianas solares e um gesso especial contendo parafina. Durante o dia a parafina absorve calor e amolece. A noite a cera endurece,liberando calor.