Yeow enfaticamente diz que há a necessidade de uma mudança de paradigma na visão de mundo, de um ângulo antropocêntrica para uma ecológica. Este é apontado como a única saída para melhorar a biodiversidade em Cingapura. A Arquitetura deve servir como o principal agente que se harmoniza com a natureza e a ecologia do ambiente construído.
O arquiteto sugere a introdução de um programa ecológico no Ecopoese Urban sob a forma de uma Escola Verde, com curriculum formulado em torno da educação ambiental. Uma conexão visível entre dois fragmentos de floresta devem ser estabelecidos para fazer o tema do estudo mais óbvio. Esse tipo de educação vai incutir consciência natural em relação a inevitável ligação entre o urbano e a biodiversidade. O ambiente natural, que consiste em florestas, jardins e zonas úmidas existentes entre a densa paisagem urbana do complexo servirá de infra-estrutura para a educação promovida pela escola. O Urban Ecopoese também apresenta uma pesquisa sobre a criação de um quadro de paisagem de zonas úmidas, bem como a renovação de uma zona industrial, transformadas em áreas de lazer.
A fim de alcançar um casamento harmonioso entre a arquitetura eo ambiente construído, projeto de redes ecológicas devem ser delineados pelo plano diretor. Este tipo de planeamento deve ser estendido para a programação de sistemas biológicos fechados e até mesmo no design detalhado do habitat. A regeneração da biodiversidade no ambiente urbano levará à ressurreição de harmonia entre o os elementos emocionais e concretos. O primeiro indica a forma natural em que um sentimento de amor e carinho para com meio ambiente e responsabilidade para com a ecologia, que deve ser incutida na mente dos seres humanos. Este último representa a ligação entre paisagens fragmentadas com close-loops de tecnologia. Um casamento entre estes dois fatores são essenciais para criar um desenvolvimento sustentável.
Nesta conjuntura, Koh Hau Yeow abre um debate sobre como conciliar o artificial x natural, e o desenvolvimento destrutivo x regenerativo. O Urban Ecopoese também investiga a possibilidade de explorar uma forma alternativa de arquitetura, capaz de tornar os ambientes de vida de forma mais holísticos. Isto significa ambientes menos centrados no homem, oferecendo condições ecológicas para todas as espécies vivas.
Em suma, a tese tenta recriar ambientes vivenciais que são cuidadosamente projetados para oferecer uma plataforma equilibrada para a ecologia, ciência, arte, paisagem, cultura, comércio e entretenimento. Este tipo de ambiente urbano pode provar ser regenerativo e auto-sustentável para todas as criaturas vivas.