sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Hospital combina estética com sustentabilidade

Projetado pela SBA-Design, o Hospital de Tianjin procurará oferecer enorme espaço aberto e vegetação luxuriante. Os elementos verdes foram meticulosamente incorporados ao projeto de acordo com o conceito de um parque de medicina. O hospital, proposto para a área de Tianjin, norte da China e concebido em estreita cooperação com M+P, ganhou os prêmios mais importantes na competição internacional para o projeto Hospital Internacional de Medicina da Universidade de Tianjin.
Estando situado no complexo do aeroporto da cidade, uma das suas vantagens seria fazer assistência médica acessível aos passageiros em caso de emergência. Com sua baixa emissão de carbono, painéis solares e outros conceitos sustentáveis ​​e energeticamente eficientes, o design inovador do edifício pretende mudar totalmente a cara dos futuros hospitais. Outro aspecto importante na concepção do projeto é a tensão sobre o fluxo vertical e horizontal, que irá minimizar o tempo para deslocamento de médicos e materiais, bem como durante as operações de salvamento.


O Hospital de três andares é esperado para atender a um grande número de pacientes, com seus 1500 leitos planejados. Também visa proporcionar um serviço de primeira classe, através da combinação de tratamento médico com a educação e pesquisa científica. Sua localização estratégica permitirá que as pessoas residentes na localidade possam dispor de assistência médica urgente.

Distribuído em uma área de 152.860 metros quadrados e com 13,4 ha de terra ao redor, o hospital tem integrado o aspecto verde de forma ampla, criando imensos parque e jardins. Fileiras de árvores e gramados bem cuidados serão visíveis dos quartos dos pacientes, proporcionando assim um ambiente propício para a sua recuperação precoce.


A paisagem do gramado também incorporou uma fonte e outros recursos hídricos. Para quebrar a monotonia do espaço verde, uma estrutura foi projetada na área central, com escadas nos quatro lados.Os telhados verdes são destinados a controlar a emissão de carbono e regular a temperatura, além de proporcionar um ambiente estético, enquanto os painéis solares oferecem energia sustentável, economizando custos e eletricidade.

Como parte de um projeto de reforma no sistema público de saúde no distrito, o hospital foi construído no complexo do aeroporto, que abrange uma área total de cerca de 300 mil metros quadrados, e inclui quatro sub-projetos, incluindo um centro de enfermagem e um instituto de pesquisa, dando assim um grande impulso para o serviço médico, educação, reabilitação, pesquisa e desenvolvimento farmacêutico.