Os chamados eco edifícios amigáveis estão surgindo, o que é um bom presságio para a visão ecológica. Incorporando sustentabilidade e design, o escritório Makeka Design Lab previu uma amigável e elegante sede regional de transportes públicos para Athlone, na Cidade do Cabo.
Chamado Centro de Serviços Compartilhados do Transporte Público, o edifício vai procurar integrar as diversas etnias e raças das pessoas que vivem em Cape Town. A sede auto-sustentável também fará uso de materiais de construção não tóxicos, luz natural e ventilação.
O desenho urbano irá maximizar a luz solar no inverno por meio de placas de revestimento eficientes, que permitirá que a luz natural penetre. A sede será construída de tal forma que impedirá que sua sombra atinja os edifícios vizinhos, levando também em consideração a direção do nascer e pôr do sol.
A fachada do edifício norte terá aquecimento solar e telas que irão compor um sistema de climatização inovador, 60 por cento mais eficiente do que os sistemas convencionais.
O sistema de energia elétrica será complementado por painéis fotovoltaicos, além da utilização de gêiseres solares para aquecer a água. As águas residuais serão tratadas para a lavagem e irrigação.
Makeka, em seu esforço para reduzir ao máximo a emissão de carbono, irá utilizar materiais de construção que não são tóxicos, produzidos a partir de fontes renováveis. O concreto usado terá maior teor de cinzas volantes, enquanto a madeira será proveniente de plantações credenciados.
Átrios e pontes serão vistos através do edifício para simbolizar movimento. Trabalhadores locais que compreendem os jovens, mulheres e trabalhadores semi e não-qualificados serão contratados para o processo de construção. Depois de concluído, o centro será capaz de acomodar uma equipe de 400 pessoas, uma instalação de testes de ônibus e equipe de atendimento aos clientes.