O subúrbio alemão de Winnenden é uma referência em projeto de regeneração industrial, que se gaba de ser o bairro mais sustentável do mundo. A comunidade outrora carente e vítima de um trágico tiroteio na escola local em 2009, teve uma revitalização gradual, até receber uma diversidade de componentes de alto desempenho, tornando-se um bairro com excelentes recursos.
Anteriormente, Winnenden era o lar de uma fábrica abandonada, com o solo do local completamente contaminado. Portanto, o primeiro passo foi de remediar e reciclar o solo e o concreto para a criação de uma vizinhança verde. O layout do local combina sutilmente densidade com espaços verdes, maximizando a ocupação.
Todas as casas no local são de alta eficiência energética, sendo construídas com materiais de origem local: estuques minerais, tintas não tóxicas e uso de madeira nativa, juntamente com granito reciclado para o exterior, misturado com concreto permeável. A energia das casas é fornecida por uma usina local e alimentação fotovoltaica interna.
O bairro possui ruas amigáveis com os pedestres, possuindo ampla área verde e sistema de transporte público integrado e bem organizado. Caminhar até a estação de tem leva cinco minutos, além de suas nove escolas estarem separadas por menos de 10 minutos de caminhada, e os hospitais estão distantes entre si em apenas um quilômetro.
Um lago se destaca no centro do bairro e funciona como uma contenção de águas pluviais, armazenando e filtrando a água de chuva, sendo o excedente liberado em um córrego adjacente, ecologicamente restaurado. As superfícies impermeáveis no local foram reduzidas de 95 por cento para apenas 30 por cento, reduzindo ainda mais o risco de inundações e permitindo a gestão eficaz dos recursos hídricos.
O desenho da cidade ganhou o Green Dot Award, e em curto espaço de tempo foi devidamente ocupado pelos proprietários e inquilinos.