sábado, 17 de março de 2012

Torre verde em Singapura

Em 2014 o Central Business District (CBD) de Singapura pode apresentar uma alta crescente de arranha-céus verdes, que podem chegar a alturas superiores a todas as outras torres envidraçadas nas proximidades, destacando-se como um símbolo da arquitetura sustentável . O projeto Downtown Oasia, preparado pela WOHA, apresenta inovações ao utilizar vegetação natural em seu revestimento.




O projeto da torre é inspirado em um sanduíche, onde cada andar terá o seu próprio jardim. As camadas permitem o uso intensivo da terra para várias atividades de recreação  e convívio. O edifício também contará com um Hotel e Clube.

A torre terá estrutura densa com vários andares, criando os seus próprios espaços internos e vistas dinâmicas que tornam independente das vistas externas. Como podemos observar na imagem, a estrutura terá várias aberturas para permitir que o vento circule livremente por ela. Ventiladores de alto volume e baixa velocidade (HVLS) também foram instalados em todo o edifício para garantir o conforto térmico.

A torre, quando estiver concluída, irá atingir uma proporção Plot verde de 750 por cento. A fachada externa é repleta de trepadeiras verdes, plantas e flores, que não só suavizam a aparência geral, mas também criam uma imagem distinta contra o fundo de concreto e vidro.

O escritório da WOHA e seu cliente, a Far East SOHO Pte Ltd, sentiram que as estruturas existentes não eram muito humanistas, estando também muito longe da natureza. O objetivo do conceito foi proporcionar uma estrutura mais sensível e sustentável