quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ambiente natural de Hospital infantil melhora prazo de recuperação

O Hospital Real Infantil (RCH), em Melbourne, projetado por Billard Leece em e Bates Smart foi concluído em 2011. As cores naturais e texturas inspiradas no Royal Park estão integrado nos interiores, valorizando o papel da natureza no processo de cura, utilizando abordagem holística e criando um ambiente relaxante para os pacientes e funcionários.


O aquário de recife de coral de dois andares, obras de arte feitas em grande escala, coberturas meerkat com telas de vídeo interativas e refeitório constituem em locais de encontro relaxante para visitas.

Mais de 80 por cento do edifício tem vista para o parque ou o para o pátio.Um paciente pode ver a atividade no terreno a partir do conforto de sua cama, graças aos guarda-sóis de vidro especialmente concebidos no exterior do Hospital. Lâminas coloridas semelhantes às folhas dispostas em painéis curvos é um dos destaques da funcionalidade do edifício. Estes painéis também servem como proteção do sol.
A bela conexão entre o meio ambiente e a saúde das pessoas está muito bem colocada na forma arquitetônica. Este projeto é o primeiro de seu tipo, que incentiva a sustentabilidade de uma forma holística, aumentando os níveis de saúde física, mental e emocional. As idéias de conservação de energia incorporados na infra-estrutura  e de separar as áreas clínicas, juntamente com o consumo de energia por meio de aquecimento a biomassa, painéis solares térmicos para aquecimento e para a iluminação visam tornar o hospital uma edificação eco-amigável. O tratamento de águas servidas para poupar este recurso é outra ideia também incorporada pelo hospital. O hospital antigo será substituído por um novo parque, após a conclusão da segunda fase.