segunda-feira, 23 de abril de 2012

Berçário equilibra arquitetura, sustentabilidade e pedagogia

A empresa italiana ZPZ Partners completou uma concepção do projeto para o Gruppo Cariparma Crédit Agricole em torno de um berçário para crianças com idade entre 12 a 36 meses. A creche, chamado Nido, será dividido em duas classes com um catering para crianças e outra para crianças mais velhas. O projeto teve que seguir três diretrizes principais: encontrar um equilíbrio entre a arquitetura e pedagogia, assegurando que a creche seja sustentável.


Um olhar sobre o layout do edifício revela um interior espaçoso, com tudo estrategicamente posicionado para oferecer as crianças espaço suficiente para brincar e aprender. As asas do Nido estão ligados por um telhado, que é acessível a partir do ar condicionado na praça central. As salas de aula e os laboratórios, o último dos quais compreendem oficinas de recreação e salas de almoço, situam-se em direção ao sul do edifício para maximizar a entrada de luz natural e oferecer às crianças e funcionários uma vista panorâmica das áreas verdes. Escritórios e áreas de serviço espaçosos estão situados em direção ao norte, com vista para a estrada.
As salas de aula foram cuidadosamente concebidas e são divididas em áreas destinadas para várias atividades. Há espaço para dormir, um banheiro e um vestiário. A praça central recebe luz natural de uma clarabóia redonda. A área oferece às crianças um espaço diferente do outro para o jogos e outras atividades entre as duas classes.

O edifício em si compreende uma série de estruturas ligadas pelo quadrado central coberta, com diferentes formatos geométricos telhados. Isto é feito para maximizar a absorção da luz solar pelas células solares, que fornecem energia do edifício. Varandas cobertas ea loggia de asas do edifício foram projetados usando pranchas verticais de madeira. Isto dá a estrutura de um projeto original que lindamente texturizados e arejado.