terça-feira, 24 de abril de 2012

Revitalização de antiga usina a carvão recebe sinal verde em Londres

A Comissão para Arquitetura e Ambiente do Reino Unido concedeu a Rafael Vinoly Arquitetos luz verde para a implantação de uma enorme renovação eco amigável em Londres do famoso Battersea Power Station . Situado ao lado do rio Tamisa, a icônica usina tem sido destaque em obras dos grupos The Who, Pink Floyd e The Beatles, e agora este marco cultural está sendo adaptado em uma comunidade auto-suficiente , alimentada por uma usina de energia "carbono zero".



A empresa tem como plano preservar a arquitetura do local enquanto promove um vibrante uso misto para a comunidade.

O desenvolvimento será loteado para espaços comerciais, residenciais, cultural e de eventos, e contará também com o espaço do primeiro escritório com emissão zero de carbono no centro de Londres, uma nova avenida que corre ao longo do rio, e um parque de 6 acres. A antiga central eléctrica a carvão vai ser instalada de maneira totalmente nova, com emissão zero, embora sem ter sido dito como será feito. Todos os edifícios serão projetados com as diretrizes rigorosas de eficiência energética, que inclui uma proposta detalhada para o transporte público, que inclui uma nova estação de metrô.




De acordo com Rafael Vinoly, " O Projeto é baseado em princípios rigorosos de sustentabilidade ambiental, econômica e social. . . . O esquema proposto cria uma combinação equilibrada de usos para garantir um ambiente urbano totalmente integrado, fornece uma nova solução de transporte e estabelece uma estratégia de energia que reduz radicalmente o consumo, bem como a geração limpa através do uso de fontes renováveis".