A Base de Sustentabilidade da NASA é uma filosofia que busca também a pesquisa e desenvolvimento tecnológico usando a tecnologia espacial para operar aqui na Terra. O projeto objetiva a geração de mais energia do que o prédio consome usando um conjunto de placas fotovoltaicas, uma turbina eólica pequena e uma célula de combustível Bloom Box.
O prédio utiliza também um sistema de reciclagem de águas servidas super eficiente (projetado para a Estação Espacial Internacional) para reduzir o consumo em ate 90% se comparado com uma construção tradicional. Possui também uma extensa rede de sensores sem fio que permite a construção reagir automaticamente às mudanças de temperatura, luz solar, vento, clima e condições de ocupação para proporcionar um ambiente confortável em seu interior. O novo edifício foi projetado pela William McDonough + Partners , com design e engenharia integradas pela AECOM.
Situado no Campo Moffet em Mountain View, Califórnia, o Centro de Base de Dados de Sustentabilidade da NASA apresenta uma fachada frontal que sugere a Estação Espacial Internacional, de forma que atenda os objetivos arquitetonicos e ao mesmo tempo tenha um impacto positivo na natureza.. A estrutura de 50.000 metros quadrados, foi construído a partir do zero para se fundir com o seu meio ambiente e aproveitar ao máximo a luz natural disponível, ventilação natural e sombreamento.
O prédio é relativamente estreito, com largura de 54 metros, permitindo que a luz do dia seja otimizado em cada andar. Todo o edifício é envolto em um exoesqueleto que fornece sombra, permitindo também que o ar circule no interior, fornecendo também grande estabilidade sísmica.