segunda-feira, 7 de maio de 2012


Até agora, o Reino Unido tem sido mais conhecido pelas suas cidades e comunidades verdes do que os Estados Unidos. Mas David Vandervort, da zHome, em Washington, definitivamente virou essa maré com uma belo conjunto de casas energia zero, que fazem do tema sustentabilidade um assunto comum . O maior desafio do projeto foi encaixar as 10 moradias, gerando área de telhado suficiente para caber os painéis fotovoltaicos. O arquiteto fez um bom trabalho, sem sacrificar um pingo de conforto ou da estética.
David Vandervort estava ansioso por criar um casamento feliz entre a urbanidade relativa de Issaquah e uma sensação de privacidade para os moradores que vivem em zHome. Todo o complexo está organizado em torno de um pátio central solar que incentiva a socialização, embora seja fácil para os moradores optar pela privacidade se desejarem, com os carros acomodados na periferia do conjunto. A preferência é dada aos veículos eléctricos, que contam com estações de recarga.


Há painéis solares para abastecer todas as casas, além de sistemas comuns, como as bombas do sistema de aquecimento de água. Estas instalações, juntamente com a reciclagem, gestão de resíduos, compostagem, e até mesmo um jardim, são todos compartilhados entre os moradores. O projeto foi concebido visando a melhor aproveitamento de energia . Cada unidade tem um pavimento, todos com iluminação natural e ventilação.