sexta-feira, 11 de maio de 2012

Pavilhão temático com energia solar inaugurado na Coréia



O magnífico Pavilhão Temático One Ocean abriu suas portas ao público neste mês de maio de 2012 em Yeosu, Coreia do Sul. O complexo, equipado com sistema de energia solar e ventilação natural, . Desenhado pela Vienna Architecture, o complexo dispõe de sistema de energia solar e ventilação natural capaz de manter os visitantes em temperatura amena mesmo com os veroes quentes e úmidos da região. O projeto promove a  revitalização da Yeosu ao longo de sua orla, cidade que recebeu 300.000 pessoas para a EXPO 2012.O Predio possui design com brânquias de fibra de vidro que funcionam como laminas e uma cobertura em forma de cogumelo.


O The Ocean homenageia a natureza circundante do ambiente urbano local com sua superfícies contínua em meandro vertical e horizontal, permitindo que o exterior do edifício faca parte do robusto porto de Yeosu. O resultado é um tridimensional "multi-camadas", lembrando as ondas do mar e fazendo alusão as profundezas dos oceanos ao entrar no edifício.



Trabalhando com a empresa de design sustentável alemão Transsolar, o designer Jan Cremers projetou o edifício para maximizar a ventilação natural . O layout do pavilhão aproveita a direção do vento local predominante. Similar ao conceito de coreano ondol, sistema de aquecimento em que o ar mais frio é forçado a sair por baixo dos andares.

O sistema de lamelas exteriores, de 10 a 43 metros de altura, controlam a quantidade de luz natural no interior do edifício, movendo-se durante o dia, será alimentado por painéis solares localizados no telhado.

O Pavilhão Temático apresenta três salas principais e jardins no telhado com plantas locais e trilhas que oferecem vários panoramas de Yeosu. O pavilhão vai ficar aberto aos moradores locais e turistas, já se firmando como um dos edifícios mais inovadores e de forma sustentável projetados Coréia.