quinta-feira, 10 de maio de 2012

Antiga fábrica de Sabão convertida em projeto de Habitação Sustentável em Bruxelas


O Savonnerie Heymans, concluído em 2011, é um projeto de habitação social em Bruxelas, na Bélgica, que já foi uma fábrica de sabão. Depois de uma limpeza e  reforma inteligente realizada pela MDW Arquitetura , o projeto agora oferece 42 acomodações com um forte foco na sustentabilidade e eficiência energética. O prédio foi dotado de novo isolamento, galerias de vidro para cada apartamento, energia, solar, coleta de águas pluviais e muitos outros recursos combinados para que possa se tornar um lugar inspirador para se viver.
A MDW trabalhou para manter todos os edifícios históricos, melhorando a eficiência energética e sustentabilidade e acrescentando novas construções, se necessário. As acomodações, incluem estúdios, apartamentos de um a seis quartos, lofts, duplexes e maisonettes. A densidade é contrabalançada com a incorporação de uma série de áreas coletivas, tais como salões para reuniões e eventos sociais, uma ludoteca  pública para as crianças, uma "mini-floresta", jardins, jardim paisagístico 3D e parque infantil.


A chaminé original da fábrica foi mantida e usada como parte do sistema de ventilação da garagem subterrânea. Cada apartamento tem uma galeria envidraçada bioclimática que atua como uma barreira acústica e térmica, sem necessidade de dispositivos e serviços caros ou complicados, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia. Um ilamento extra foi adicionado ao edifício loft, que melhora o seu desempenho e economiza 15 kW por metro quadrado por ano. O complexo também dispõe de um sistema de aquecimento coletivo, com a água aquecida por 60m ² de painéis solares no telhado. Foi implantado também um sistema de captação de água da chuva para os banheiros, e uso de materiais naturais para o isolamento, tais como fibras de cânhamo e cortiça expandida.