sábado, 9 de junho de 2012

Expansão planeja fazer o principal hospital de Copenhague mais verde e sustentável


O Hospital Rigshospatalet, principal complexo médico de Copenhague, receberá um improtante projeto de redesign. Uma equipe de arquitetos da 3XN ganhou recentemente um concurso para a concepção de seu campus, que deverá estar concluído em 2017. A extensão de 76.000 m2 será reformada com eficiência logística e economia de tempo, onde mais espaços verdes serão adicionados para criar um ambiente de bem-estar aos seus pacientes e colaboradores. As operações diárias de seu pessoal se tornará mais eficaz quanto a equipe terá que percorrer distâncias mais curtas entre os departamentos e enfermarias.
Cinco átrios foram criados devido a sua estrutura em V, pois servem como confortáveis áreas de estar ​​e pontos de orientação. O desenho do edifício permite a abundância de luz e oferece vista panorâmica dos parques da cidade.


Atributos de construção sustentável, tais como jardins e paredes verdes no interior e no exterior, têm estado em foco por todo o edifício. Isto irá proporcionar um melhor ambiente de cura para os pacientes e manter o pessoal refrescado ao longo do dia, ao mesmo tempo minimizando qualquer impacto negativo ao meio ambiente.

Os arquitetos do projeto queriam incorporar um toque urbano à estrutura, e para isso dimensionaram a estrutura para baixo a partir do noroeste para o sudoeste. Apenas quatro andares estarão virados para a rua, além das nove faces do edifício já existentes. Isso faz com que o edifício se misture com as casas na rua. A fachada é coberta com vidro e pedras naturais, que permitem a penetração da luz, ao amesmo tempo em que é formado sombreamento parcial no edifício.