segunda-feira, 4 de junho de 2012
Decathlon 2011: dez irresistíveis casas verdes
O Solar Decathlon é um programa gerenciado pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE), onde é promovido anualmente um desafio as equipes universitárias para projetar, construir e operar casas com energia solar. Estas casas ecológicas precisam ser ser eficientes em termos energéticos, e também visualmente atraentes.
O Solar Decathlon 2011 foi realizada no National Mall West Potomac Park, em Washington, no dia 23 de setembro a 2 de outubro. Segundo o site da DOE, 20 equipes participaram do concurso.
Abaixo listamos 10 casas verdes projetadas por equipes diferentes.
1. Solar Homestead, desenvolvida por alunos da Appalachian State University
O conceito consiste em vários edifícios concebidos para funcionar como um conjunto auto-suficiente, com design inspirado pelas construções convencionais dos Apalaches. A casa está equipada com quarenta e dois painéis fotovoltaicos bifaciais para fornecer a energia necessária, além de sistema solar de aquecimento de água. As paredes com propriedades isolantes adicionam outro elemento de eficiência energética integrada na casa.
2. Performance D, pelos alunos da Florida International University
O projeto é constituído por um pavilhão aberto integrando os seus habitantes ao meio ambiente. A conectividade do interior ao exterior é conseguida através de uma fachada em camadas, incorporadas a paisagem, usando um versátil sistema de painéis defletores, que podem ser expandidos ou contraídos.
A eficiência energética inclui estratégias de design passivo, sistema de dutos para condicionamento de ar, uma estação meteorológica com capacidade de monitoramento e um exterior reflexivo branco para reduzir a demanda de refrigeração.
3 . Urbana-Champaign Re_home, pela Universidade de Illinois
Projetado como uma solução rápida para uma família afectada por um desastre natural, a Re_home consiste em dois módulos, que podem ser transportados em um reboque.
4. Casa Auto-Suficiente, pelos alunos do Middlebury College
Esta é uma casa mega eficiente de dois quartos e 300 metros quadrados. O Middlebury College integrou uma parede verde para o crescimento das plantas, sala de estar aberta e materiais de construção ecológicos. O telhado de duas águas está equipado com painéis fotovoltaicos que geram 7,2 kW. Um trocador de calor para o ar, janelas com vidros triplos e sistema de isolamento a base de cortiça são algumas outras características únicas.
5. 'Bis', desenvolvida pelos alunos da Ohio State University
O projeto foi criado como uma solução familiar para as necessidades residenciais, juntamente com atendimento ao problema da geração de energia. Os espaços são posicionados em torno de um núcleo central que abriga as estruturas mecânicas e sistemas hidráulicos. Modernas janelas de vidros triplos, um envelope exterior super-isolado e iluminação natural são características únicas da casa.
6. INhome pela Purdue University
Especialmente concebida para oferecer uma visão realista e equilibrada para uma habitação ultra-eficiente, os alunos da Purdue University apresentaram este projeto com inspiração em uma casa do meio-oeste americano com design passivo para torná-la eco amigável..
A casa possui paredes verdes com rega automática; acabamento interior ecológico, sistema de de purificação de ar, sistema fotovoltaico e de aquecimento de água.
7. E-Cube, desenvolvida pela equipe da Bélgica
O E-Cube constitui a estréia da equipe da Bélgica no concurso. A casa é única pela sua estrutura e fachada nua para o interior. O projeto é considerado ultra-eficiente e totalmente despojado de componentes não essenciais. A proposta é ser oferecida como um kit de construção a preços acessíveis.
Um sistema de fiação elétrica "plug and play" e uma fachada em placas de fibrocimento são alguns de seus elementos energeticamente eficientes.
8. Casa FLEX, pela equipe da Flórida
Equipe da Flórida, formada pelas University of South Florida, Florida State University, University of Central Florida, e da Universidade da Flórida, apresentou o projeto FLEX House. Este protótipo de edifíco híbrido aberto e fechado, exclusivamente residencial, combina design com tecnologia moderna.
Esta casa sustentável está equipada com um sistema de mini-split zoneado, um sistema de duto líquido dessecante, um conjunto de 22 placas fotovoltaicas e um sistema de controle e diagnóstico.
9. Enjoy House, pela equipe de New Jersey
A equipe de New Jersey inclui a State University of New Jersey e New Jersey Institute of Technology. A Enjoy House é um projeto que combina design com alto desempenho energético. O telhado foi construído de forma invertida para captação de águas pluviais, junto com um sistema de 9 KW em painéis fotovoltaicos.
Sistema de ventilação e de desumidificação de ar são alguns dos recursos tecnológicos incorporados à casa.
10. Living Light, pela equipe da Universidade do Tennessee
A Universidade do Tennessee apresentou este projeto com espaços inspirados nos celeiros das planícies do sul da Appalachia. A fachada vibrante e o telhado integrado foram projetados para ser adaptáveis a diferentes climas e aplicações. A casa com energia solar é equipada com um sistema de fachada dupla dinâmica, sensores automáticos para gerenciar a iluminação elétrica, sistema de automação residencial, um sistema de design exclusivo para fornecer iluminação e sombreamento balanceados durante todo o ano e outros sistemas para uso racional da energia.