sábado, 2 de junho de 2012
Moradores projetam sua própria cidade na Holanda
A empresa holandesa de arquitetura MVRDV acaba de anunciar que está trabalhando com a cidade de Almere em uma nova e revolucionária abordagem "do-it-yourself" para o planejamento da cidade. Chamado Almere Oosterworld, o projeto resiste à tendência de planejamento governamental e convida os moradores para projetarem sua própria cidade. Situada em um aterro, o projeto dará aos moradores a oportunidade de construir a cidade de seus sonhos.
O planejamento urbano na Holanda tornou-se previsível, resultando em cidades monotonamente utópicas. A fim de diversificar, Almere começou a construir casas em alguns de seus bairros individualmente desenhadas . Agora, um design urbano único será o próximo passo.
O lado leste da cidade será o local para este espaço flex, que irá combinar a agricultura urbana, vida e lazer. Metade será para produção de alimentos, através de espaços destinados a pequenas fazendas sustentáveis. O resto do espaço estará a cargo dos moradores da cidade. A única restrição imposta pela MVRDV é que o plano destine 59% da área para a agricultura urbana, 2% para a água, 13% destinados a áreas verdes públicas, 8% para asvias públicas e 18% para as construções, o que irá garantir que Almere Oosterworld mantenha seu carácter urbano / rural .
Ao projetar a cidade, os moradores podem trabalhar em equipe. Campos de golfe, plantações e vilas são algumas opções que o povo pode explorar, de acordo com seus desejos e estilos de vida.
Este novo sistema de planejamento urbano faz com que o governo seja um facilitador ao invés de um diretor, servindo para ajudar a realizar os desejos das pessoas que realmente vivem em cidades novas ou pequenas. O governo holandês e a MVRDV consideram que uma cidade centrada em torno nas necessidades de seus moradores inspiram mais orgulho e responsabilidade nas pessoas que ali vivem.