quinta-feira, 12 de julho de 2012

Antiga fábrica da Dijon transformada em espaço de trabalho inovador


Os planos do escritório de design holandês MVRDV de para converter uma fábrica abandonada Dijon em um espaço flexível para a Teletech Call Center, na França, começaram em 2011. O projeto agora está completo e a opinião geral é que ficou excelente. Severamente restringido pelo orçamento, o estúdio teve que recorrer a criatividade para transformar o edifício de 6.500 metros quadrados em um espaço bem iluminado, confortável, que iria atrair e que pudesse atrair e manter os funcionários.
Originalmente, o prédio abrigou a fábrica da Dijon por apenas cinco anos, sendo muito grande para acomodar 600 espaços de trabalho. Com orçamento de apenas 4 milhões de Euros, não foi possível para a MVRDV fazer grandes ajustes estruturais, o que acabou por limitar as possibilidade e esticar a imaginação. O resultado, entretanto, resultou em um conceito totalmente novo de trabalho.

A par dos hábitos de trabalho dos jovens de hoje, ao invés de projetar uma séria de cubículos minúsculos que são mais suscetíveis de inspirar desespero do que relacionamentos significativos com os clientes, a MVRDV optou por espaços abertos preenchidos com objetos caseiros que imitam a sensação de trabalhar em casa. Isso permite que os funcionários desfrutem de um ambiente mais positivo, incluindo com o uso de um centro de fitness, que pode ser usado caso deseje permanecer na empresa nos horários de congestionamento.


Poucos ajustes foram feitos para o edifício existente, mas talvez a mudança mais notável seja a fachada que permaneceu a mesma, exceto pela decoração que imita um código QR, ficando em sintonia com o escopo da Teletech. Para proporcionar luz natural, a empresa inseriu uma grande janela e clarabóias , que cria uma sensação de conforto, tornando o trabalho neste call center ainda mais atraente.