sexta-feira, 27 de julho de 2012

Armazém abandonado ganha reforma com fachada móvel


Às vezes, tudo um edifício realmente precisa ser transformado. E foi exatamente isso que a empresa André Kikoski Arquitetos (AKA) planejou para dois armazéns abandonados no bairro do Brooklyn. A AKA projetou e instalou uma fachada de aço móvel que se abre, assim como um hangar de avião, para revelar as portas e janelas do edifício. De dia a fachada proporciona um toldo para o edifício e os transeuntes, e à noite a fachada se converte em uma eficiente porta de aço, protegendo o edifício. I iluminação interna com luzes LED permite que um brilho incrível através de um conjunto abstrato de perfurações
no aço.



Dois armazéns da Bushwick estão unidos neste projeto de renovação, chamado Wycoff, que inclui um bar com música ao vivo, um mercado de orgânicos, uma loja de vinhos e uma boutique. Sediada em Manhattan, a AKA também está projetando o interior do bar local, chamado Radio Bushwick, que será concluído até o final do ano.

A fachada de aço possui quase 35 metros de comprimento e 5 metros de altura. A fachada móvel foi construída com uma camada de aço inoxidável de duas polegadas de espessura cortadas laser do lado externo e uma camada refletora do mesmo material no interior, permitindo que as luzes LED escondidas atrás dos painéis saiam de trás para iluminar a fachada.