sexta-feira, 27 de julho de 2012

Casa ecológica na Austrália dispensa aquecimento e ar condicionado


Não é novidade para as casas ficarem ser ar condicionado em climas mais frios, mas ficar também sem aquecimento em locais com temperatura muito baixa requer alguma habilidade na elaboração de um projeto sério. A "Orient House", em Byron Bay, ao sul de Brisbane, é uma residência sustentável reformada que tira proveito da arquitectura solar passiva. Este projeto ecoamigável utiliza iluminação natural e um sistema do tipo envelopamento utilizando tiras de madeira para eliminar a necessidade tanto para ar condicionado quanto aquecimento.




Originalmente, a casa foi construída com tijolo na década de 1990, e os donos queriam transformá-la em uma residência moderna e sustentável que apoiasse suas paixões, que inclui yoga, surf, culinária, música e jardinagem. Localizada em um quarteirão padrão suburbano, a casa fica bem perto da praia. Levando em consideração a proximidade do imóvel com o oceano, o clima e o local de orientação, a empresa de arquitetura  Built-Environment Practice  reorganizou a casa para ter um layout mais aberto e uma forte ligação com o exterior. Com três quartos e dois banheiros, a casa inclui uma área de entretenimento ao ar livre, uma plataforma de yoga e um chuveiro ao ar livre.

Para atingir o desempenho energético e conforto interno necessário para eliminar o ar condicionado e o aquecimento, o projeto dependeria fortemente da energia solar passiva. Sobreposição de zonas espaciais são formadas com uma parede de massa térmica, tiras de madeira e fitas entrelaçadas. Uma orientação leste-oeste fornece o melhor acesso ao sol, tanto para aquecimento solar passivo quanto para o resfriamento. Sombreamento, iluminação natural e ventilação natural desempenham papéis importantes na eficiência energética da casa. Um pequeno pátio interno oferece mais espaço para jardinagem e luz natural para o interior.