sexta-feira, 27 de julho de 2012

Casa na Costa Rica dispensa energia da rede pública


No interior das selvas da Costa Rica, na floresta tropical na Península de Osa, está localizada a Casa Torcida, uma bela residência moderna projetada pelos arquitetos da SPG. Embora a sua pegada ecológica seja grande em termos de metragem quadrada, é surpreendentemente leve para o meio ambiente, sendo capaz de funcionar completamente fora da rede pública, graças a um sistema solar no telhado e um sistema de micro-hidrelétricas localizadas nas proximidades. Os critérios do proprietário para a casa exigiram que, acima de tudo, a casa deveria ser ambientalmente sensível, tecnologicamente avançada e com design modernista. E parece que os proprietários e a SPG conseguiram o que queriam.



Os arquitetos começaram a trabalhar transformando uma obra abandonada em uma elegante estrutura de aço e concreto da laje, usada para criar uma obra-prima em design. Com quase 6.000 metros quadrados  de espaço interior e exterior, esta casa certamente não poderia ser considerada como tendo uma pegada pequena de carbono. Mas seu tamanho é compensado pelas muitas estratégias de construção verde utilizadas no projeto, incluindo um grande sistema fotovoltaico no telhado, que abastece a maioria das suas necessidades de energia durante todo o ano. Durante a estação chuvosa, um sistema de micro geração hidroelétrico é utilizado, a partir de um córrego próximo.

A casa possui cinco andares e inclui uma piscina, vista para o mar, mini golge, piscina infinita e um deck de yoga no telhado, ao lado dos pain´[eis fotovoltaicos. Localizada em um terreno de 100 hectares, a casa está rodeada pela floresta tropical, repleta de vida selvagem.