Um conceito comum nos países europeus e nos Estados Unidos parece que começa a ganhar força no Brasil.
Está previsto para ser lançado em 2012 o primeiro condomínio fechado com alto grau de sustentabilidade lançado no País.
Localizado em Ribeirão Preto (SP), o Reserva Domaine Eco Residence possui 83 casas além de áreas de lazer, salão de festas e demais dependências comuns em empreendimentos de médio a alto padrão.
Idealizado e construído pela empresa paulista
GMR, o projeto inclui conceitos de sustentabilidade bastante avançados.
No quesito economia de energia o empreendimento possui sistemas de aquecimento solar para água em todas as casas, além de iluminação com sensores de presença.
O projeto também abrange cuidados com a água, possuindo um moderno sistema de tratamento e reuso de água, descargas com duplo comando e hidrômetros individuais.
O destino dos resíduos também foi levado em conta através da implantação de coleta seletiva, reciclagem do lixo e coleta de óleo de cozinha. Aliás, esta ideia simples tem o potencial de preservar este importante recurso, já que um litro de óleo de cozinha jogados no ralo pode poluir um milhão de litros de água.
Um dos maiores diferenciais do projeto é a instalação de um sistema híbrido de geração de energia alternativa. A empresa paulista Solarterra concluirá em agosto de 2012 a instalação de um aerogerador de 5 KW e um sistema fotovoltaico de 0,8Kw atuando em conjunto, permitindo economia de energia nas áreas comuns.
Esta iniciativa promete ser uma referência no mercado brasileiro, uma vez que muitos arquitetos e construtoras já começam a considerar conceitos múltiplos de sustentabilidade em seus projetos. Faltava apenas alguém para dar o empurrão inicial, e a GMR decidiu desempenhar este papel.