Até 50 anos atrás, o trem era o melhor caminho para viajar - em sua época áurea, ferrovias representaram a liberdade e o glamour no que é hoje lembrado com carinho como a Idade de Ouro. Essa época já passou, infelizmente, e apesar de a viagem de trem ter tido um certo renascimento, muitas estações de trem têm caído em desuso. Mas onde algumas pessoas vêem ruína, outros vêem oportunidades. E o romance da ferrovia está longe de ser esquecido. Em todo o mundo, arcos, túneis e salas de espera tem sido alvo de profissionais criativos que vêem esses espaços urbanos como locais perfeitos para uma atualização e reutilização adaptativa . Selecionamos alguns dos melhores exemplos de estações de trens renovadas em todo o mundo para o deleite de quem aprecia o assunto.
1. Museu - Gare d'Orsay, Paris
A Gare d'Orsay em Paris foi o primeiro terminal ferroviário urbano eletrificado, inaugurado com grande sucesso na virada do século 20. Foram transportadas dezenas de pessoas entre Paris e Orleans até 1939, quando tornou-se inadequada para trens modernos. A demolição viria no final dos anos setenta, até que o governo francês autorizou o seu uso para outros fins. A edificação é agora mais conhecida como o d'Orsay e que abriga uma impressionante coleção que inclui nomes como Van Gogh Monet, Matisse e Renoir enfeitado pelos antigos arcos ferroviários.
2. Café - Projeto Deptford, London
Construído em 1836, a Deptford foi a estação da primeira ferrovia suburbana de Londres. Fechou em 1915 e ficou abandonada por muitos anos antes de ser eventualmente demolida. Em 2008 um trabalho foi realizado para restaurar o que restou do pátio ferroviário original, transformando a rampa de transporte vitoriano. Agora é o lar de um trem transformado em um café, equipado com um banheiro que presta homenagem a Elvis. A revitalização da Deptford continuou com um projeto para uma estação inteiramente nova, inaugurada em em abril de 2012 com mercados, lojas e galerias.
3. Shopping - Curitiba, Brasil
A Estação de Curitiba foi transformada em um shopping que, além das 180 lojas de varejo, possui também dez salas de cinema, dois teatros e vários restaurantes. Como se isso não fosse suficiente, há ainda quatro museus - incluindo um que homenageia a estação ferroviária. Inaugurado em 1883, a linha original ligava Curitiba a Paranaguá. Uma locomotiva a vapor permanece permanentemente estacionada no shopping, oferecendo um vislumbre do passado.
4. Mercado - El Galpón, Buenos Aires
Este mercado de alimentos orgânicos em um antigo armazém em Chacarita é a prova de que com um pouco de imaginação, o mais improvável dos lugares pode ser transformado em um centro de negócios sustentáveis. O mercado cooperativo de
El Galpón está escondido atrás de uma fachada modesta de estanho amarelo, mas uma vez em seu interior, você encontrará todos os tipos de comércio de origem local, produtos orgânicos e reciclados para venda - incluindo pão, mel natural e bons vinhos Malbec livres de sulfito. Além disso, há espaços para aulas de yoga e uma rádio comunitária.
5. Music Club - La Flèche d'Or - Charonne
A sala de concertos parisiense La Flèche d'Or já foi palco de não menos de 3.000 novos talentos musicais desde, a sua inauguração na década de 90. Na sua vida anterior como a estação ferroviária de Charonne de Voyageurs , que ocupava um lugar no Chemin de Fer Petit, foi também conhecida como a 'Little Belt Railway ", que funcionou em Paris até 1934. Os alunos da Belas Artes de Paris transformaram o local em um café e uma sala de concertos, e mais tarde em um ponto da vida noturna parisiense. Foi fechada em 2009 e ressuscitado novamente, desta vez pela dupla de produtores, Alias e Asterios. Uma vez mais, tornou-se point para apresentações musicais, com bandas antigas e novas apresentações dentro de seus muros. A arquitetura da estação, que foi inalterada, torna este um local de uma referência, enquanto as janelas originais continuam a olhar para os trilhos abandonados e lembrar os visitantes do seu patrimônio, que se estende além da música.
6. Residência - Meon Valley, Hampshire
O casal Suzy e Alex Smith transformou esta antiga estação de trem em Meon Hampshire Valley em uma casa de família única. O que uma vez foram leitos ferroviários tornou-se canteiros de flores, sala de espera e sala de estar da família. O casal ainda comprou um vagão de trem antigo que, estacionado na plataforma, funciona como um quarto de hóspedes. Se você gostaria de comprar asua própria estação de trem e tem algumas algumas centenas de milhares de dólares sobrando, a Burscough Bridge e a antiga estação de trem em Long Melford, na Inglaterra, estão no mercado.
7. Hotel - La Vieja Estacion, Aconcágua, Argentina
La Vieja Estacion, em Puente del Inca, Argentina , é uma eco-pousada na antiga linha Transandine, que transportou passageiros entre o Chile e a Argentina por meio da Cordilheira dos Andes. A 2.720 m acima do nível do mar e a apenas US $ 20 por noite, o hotel é popular entre os mochileiros em rota para os picos mais altos das Américas ".
Há ainda a estação central de Michigan, cujo destino ainda será decidido. O custo da reforma desta beleza arquitetônica é estimado em US $ 80 a US $ 300 milhões. Então, se você tem alguns dólares no banco e uma paixão pelas estradas de ferro, você já sabe para onde ir!