segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sede da Organização Mundial da Saúde em Amã recebe certificação LEED Gold

A sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Amã, na Jordânia foi premiado com o certificação LEED Ouro, tornando-o o primeiro edifício do país a receber a qualificação. Como todos sabem, o programa LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) foi desenvolvido pelo Green Building Council dos EUA para estabelecer normas para a construção verde. Para receber a certificação, tudo em um edifício é levado em consideração a partir de materiais utilizados para a eficiência da água e a sustentabilidade do local. A certificação LEED Gold é o segundo maior nível da certificação que um prédio pode receber, ficando atrás apenas da certificação LEED Platinum.
A instalação,  concebida pela empresa jordaniana Engicon, abrange uma área de quase 4.000 metros quadrados, possuindo quatro andares. A estrutura acomoda a OMS e o Centro Regional de Atividades de Saúde Ambiental, com áreas de recepção comum, salas de reuniões, biblioteca e salas de conferência.

A Engicon foi responsável pelos projetos arquitetônicos, estruturais, eletromecânicos, design de interiores e supervisão de serviços". Tarek Zuriekat, CEO da  Engicon,   enfatizou que "a gestão ambiental sempre foi uma pedra angular da abordagem de negócios de nossa empresa. "

Mais de 45 por cento dos materiais utilizados para a construção são regionais ou locais, e durante todo o processo de construção foram reciclados 78 % dos resíduos, a fim de mantê-lo fora dos aterros. A OMS também focou na redução da poluição e resíduos durante todo o processo construtivo.

Espera-se que o edifício inovador sirva como exemplo para a região e para os edifícios semelhantes no futuro. Parabéns para a OMS em juntar-se a próxima geração de edifícios verdes!