quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Laboratório da Sainsbury indicado para o RIBA 2012


O projeto de 82 milhões de libras esterlinas do laboratório da Sainsbury Laboratory em Londres parece ter justificado o investimento. Projetado pela empresa de arquitetura Stanton Williams, foi indicado para o RIBA Stirling Prize 2012 para arquitetura. O laboratório de 11.000 metros quadrados recebeu a indicação baseada em seu elevado nível de eficiência energética e sua abordagem elegante em seu local, no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge.

 

O Laboratório Sainsbury é um centro de pesquisa botânica que reúne alguns dos maiores cientistas em um ambiente influenciado pelos jardins naturais que circundam o edifício. A luz natural penetra em abundância no interior do prédio por meio de teto branco e estruturas semelhantes a colheres móveis inseridas no teto aberto ao ar livre. Os materiais naturais, como o calcário, ajudam a criar camadas no interior do edifício que se diluem conforme chaga nos jardins. O edifício é apresentado em estruturas em forma de L com uma rota de circulação sinuosa para permitir que o ocupante experimente a beleza natural dos jardins, além de ajudar a criar uma seqüência de espaços flexíveis. A flexibilidade de espaços no interior do edifício vai ajudar as salas de aula e o laboratório a crescerem e se ajustarem ao longo dos anos, o que torna esta nova tipologia no design uma alternativa economicamente sustentável.

 

A sustentabilidade do edifício não termina com a flexibilidade de espaço. O edifício atingiu uma excelente classificação BREEAM, concedida com base em características sustentáveis ​​do projeto, tais como os seus 1000 metros quadrados de painéis fotovoltaicos e seu sistema de coleta de águas pluviais destinada a irrigação dos jardins. A Stanton Williams e sua equipe de consultores entenderam a importância do papel da natureza no edifício e certificou-se que a construção seria orientada pela sustentabilidade e pela beleza.