segunda-feira, 2 de julho de 2012

Smart Office com 8.000 metros quadrados de floresta urbana


Guindastes lotam o céu no centro de Toronto, reformulando completamente o horizonte da cidade. No centro de tudo isso está a PwC Tower, um dos mais verdes edifícios de escritórios da cidade. As características únicas de construção partilhada em "estilo hotel" torna esse este um dos projetos mais flexíveis e eficientes do Canadá. A principal característica do edifício está no terceiro andar, podendo ser descrito como uma "floresta urbana": um telhado verde de 8.000 metros quadrados plantado com árvores de grande porte e arbustos.
A floresta urbana no edifício ajuda a reduzir o aquecimento e as necessidades de refrigeração, evitando excesso de escoamento de águas pluviais, que são retidas e aproveitadas. A PricewaterhouseCoopers (PwC), que ocupa 16 andares da torre, decidiu reutilizar e recuperar muito do seu mobiliário existente antes de mudar para as novas instalações, ocorrido no final de 2011.

Um dos aspectos mais interessantes do edifício é a maneira pela qual os escritórios são utilizados. "Você faz uma reserva, assim como um hotel", explica o líder do projeto, Mary McGrath. Segundo McGrath, todos os que trabalham no edifício utilizam o sistema de recepção do hotel, fazendo o seu check-in. "Alguns deles são nossos parceiros e, obviamente, é difícil para eles superarem o conceito de não possuírem um escritório". 


Os arquitetos da KPMB projetaram a torre de 26 andares, e aguardam a certificação LEED Gold. O edifício inteligente é equipado com sensores que permitem a redução do uso de energia elétrica em até 40 por cento. Localizado a apenas a um quarteirão da Union Station, que contém um bom bicicletário, o estacionamento subterrâneo pode guardar mais de 100 bicicletas simultaneamente.