A empresa UNStudio revelou os planos para o complexo formado por torres duplas para uso comercial e residencial em Cingapura chamado de V on Shenton, que tomará o lugar do UIC Building. Localizado no centro de negócios da cidade, o redesenvolvimento novo UIC fornecerá modernos escritórios, residências e áreas de lazer utilizando conceitos inteligentes em economia de energia. A fachada de alto desempenho é composta por painéis hexagonais que criam um padrão tipo colméia, trabalhando para minimizar o ganho de calor e aproveitando a iluminação natural . Jardins exuberantes vão dividir as torres e criar um refúgio na cidade, além de contribuir para a limpeza do ar.
O
V on Shenton (pronuncia-se "Five on Shenton") é parte de uma grande remodelação do CBD. A torre de escritórios de 23 andares combina com a altura dos edifícios circundantes, enquanto a torre residencial de 53 andares se distinguirá do resto da cidade. No piso térreo um grande lobby conecta as torres com a paisagem urbana e oferece espaço para uma área de recepção, incluindo um grande café. O oitavo andar será inteiramente ocupado pelo primeiro jardim suspenso oferecendo visão de 360 graus do horizonte, ao mesmo tempo em que agirá como como um oásis exuberante para recreação, entretenimento ou descanso. Mais dois jardins suspensos na torre residencial funcionarão como parques particulares para os residentes, trabalhando também para a limpeza do ar.
A fachada tem a forma de hexágonos modulares, que criam um padrão tipo colmeia. O desenho altamente especializado é integral com o desempenho do edifício e baseia-se em ângulos dos dispositivos de vidro. Prateleiras formadas a partir da intersecção dos hexágonos na parte superior e inferior farão o trabalho de sombrear o interior e também para refletir a luz para os quartos. Os painéis de vidro em ângulo otimizam a iluminação natural, sem ganho de calor solar. O resultado é uma fachada altamente eficiente, que transforma as torres em esculturas fascinantes.
"O padrão da fachada é composto por quatro a cinco texturas diferentes, cada uma variando de acordo com o programa. Às vezes, o vidro da fachada cria textura através do efeitos de relevo e da iluminação, enquanto as varandas volumétricas das residências criam uma textura no fundo do volume total do edifício", afirma Ben van Berkel. O projeto está previsto para ser concluído em 2016.