segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Torre em Amsterdã aproveita luz natural ao máximo


A empresa holandesa UNStudio concluiu recentemente o  UNStudio Office Tower, uma nova construção localizada no Eixo Sul de Amsterdã. A torre de 21 andares foi concebida para trazer a luz do dia para o centro do edifício utilizando várias técnicas oferecendo grande economia de energia, bem como um layout flexível para assegurar que a torre seja útil por muitos anos.

O projeto começou em 2004 e foi concluído apenas recentemente. O exterior é coberto por vidro térmico para reduzir o ganho de calor solar, otimizando também a iluminação natural. Bandas de alumínio branco envolvem a construção e servem como protetores solares, bloqueando a luz solar direta e atuando também como prateleiras de luz para refletir a luz no andar de cima.

Espaços vazios espalhados pela fachada do edifício também servem como poços, que puxam mais luz para dentro do prédio. Além disso, estabelecem uma conexão mais forte com o mundo exterior. Cada vazio é colorido, de modo a proporcionar uma identidade para o espaço. A torre apresenta também um sistema de armazenamento subterrâneo de energia que reduz o consumo de 30 a 35,7%, luminárias de maior eficiência energética e cisternas para economia de água.

A torre foi concebida de modo a ser uma planta flexível , facilmente adaptável às necessidades das novas empresas que venham a se instalar. Pode também ser facilmente transformado em um complexo residencial, bastando pequenas mudanças estruturais. Nesse caso, os vazios podem ser facilmente transformados em varandas privadas.