Usar iluminação elétrica durante o dia está com os dias contados? Pode ser que sim. O Lighting Research Center (LRC), no Rensselaer Polytechnic Institute, desenvolveu uma incrível clarabóia denominada LightScoop, que preenche o interior da edificação com luz natural mesmo nos dias cinzentos de inverno. O novo design permite aos usuários fazer ajustes que melhor aproveitem a iluminação natural independente do clima, além de poder bloquear o excesso solar durante o verão.
As clarabóias LightScoop não são menos invasivas do que as tradicionais, mas estas apresentam algumas vantagens importantes. O problema que os proprietários de casas e empresas enfrentam ao instalar clarabóias convencionais é que, embora as aberturas preencham os interiores com luz natural, as grandes janelas também podem causar superaquecimento durante os meses mais quentes. Isto pode significar o consumo de energia mais elevado e devido ao uso do ar condicionado em potência máxima para compensar o ganho solar, aumentando o valor da tarifa de energia elétrica.
A LRC desenvolveu uma solução para estes casos. Por ser a Lightscoops totalmente ajustável, o excesso de raios solares pode ser desviado nos meses de verão. Cada sistema está configurado para trazer o mesmo nível de iluminação que um sistema elétrico, permitindo uma iluminação uniforme em toda a edificação. Esta distribuição uniforme da luz também reduz o calor que o excesso de sol pode causar. Isto também significa que durante os meses de inverno a LightScoop pode ser aberta para deixar entrar mais luz, e aquecer uma sala sem o uso de energia.
As clarabóias podem ser ajustadas livremente, em qualquer época, evitando altas contas de energia e contribuindo para uma casa ou escritório mais ecoamigáveis.